Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e de segmento contra o Sarampo inicia no próximo dia 8

Atenção: Pais e responsáveis pelas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos

 

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa mobilizará todo o município para mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Campanha de Seguimento contra o Sarampo, que ocorre do dia 8 ao dia 28 de novembro de 2014, nas unidades de saúde do município.

Os sábados dos dias 8 e 22 de novembro, serão dois momentos em que todos os postos de saúde estarão abertos das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio dia, na área urbana e na área rural. Este ano não haverá vacinação em postos volantes, pois além da vacina da pólio que é em forma de gotinhas, a campanha é também para aplicação da vacina contra o sarampo, que é injetável.

A população alvo de Santa Rosa para a campanha contra a poliomielite é de 4018 crianças (maiores de 6 meses e menores de 5 anos), e para a campanha de seguimento contra o sarampo é de 3164 crianças (maiores de 1 ano e menores de 5 anos). A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95%  delas, independente de sua situação vacinal.

É importante salientar que, embora a erradicação da poliomielite esteja avançando, países como o Brasil, livres da doença, precisam manter altas e homogêneas coberturas vacinais a fim de evitar a reintrodução do vírus, uma vez que ainda existem alguns países da África e Ásia registrando casos da doença.

O objetivo da campanha de vacinação contra o sarampo é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir possível falha primária da vacinação, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país, já que a vacina utilizada na campanha é a Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

 

 

Quem deve ser vacinado durante a campanha?

Todas as crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos deverão receber as gotinhas da vacina contra poliomielite (paralisia infantil)

Todas as crianças com mais de 12 meses e menos de 5 anos deverão receber, além das gotinhas, a vacina contra o sarampo (Tríplice Viral).

Todos deverão ser vacinados, independente de estarem com suas vacinas em dia.

 

O que não se pode esquecer?

O cartão de vacinas. É importante que os pais e/ou responsáveis pelas crianças não esqueçam de procurar o posto de saúde ao qual pertencem, levando sempre o cartão de vacinas da criança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *