Notícias

Integrantes do Bloco Xoxotero doaram sangue

xoxotero

Uma ação conjunta dos 24 integrantes do Bloco Xoxotero  de Santa Rosa permitiu a doação de sangue para o Hemocentro Regional de Santa Rosa. Os carnavalescos  reuniram-se durante a tarde de terça-feira,06,  para a doação.

O Bloco Xoxotero existe há mais de trinta anos realizando diversas atividades voltadas a diversão e bem estar das pessoas. Membros do grupo salientaram que a decisão de realizar a doação foi pensando em realizar uma atividade social e também para incentivar que outras pessoas doem sangue, podendo salvar muitas vidas.

Os participantes também comentaram que o carnaval que se aproxima poderá aumentar a demanda de sangue e eles resolveram reforçar o estoque.

xoxotero 2

Residência Multiprofissional e Médica FUMSSAR/UNIJUI, formam mais uma turma

formatura

Em um evento realizado na noite de sábado (03),no Auditório da UNIJUI, residentes de diversas áreas de saúde receberam o Título de Especialistas em Saúde da Família.
São profissionais que através de um convênio firmado entre as duas instituições, participam do programa durante dois anos  em um processo avançado de formação na especialização na área de saúde   da     família.
No ato solene residentes da 7ª Turma de Residência Multiprofissional e da 11ª do Programa de Residência Médica de Família e Comunidade  receberam os seus respectivos títulos.

formatura 2

Melhorias no Portal Transparência da FUMSSAR permite acesso ao posicionamento na de fila de espera

imagem fila

Recentemente a Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR, realizou melhorias no Portal da Transparência, que permitem o melhor acesso na informação do posicionamento de pacientes nas filas de espera para consultas ou exames.

Para isto o usuário deve entrar no endereço: 1º Passo – Acessar o site: WWW.fumssar.com.br; 2º Passo – Clicar no ícone Consulta posição na lista de espera; 3º Passo – Digitar o código descrito no comprovante de cadastro, o qual é recebido pelo usuário na Unidade Básica de Saúde ou no Atendimento. Digitar a tecla enter.

A ação também permite informar aos Usuários do SUS outras opções de acesso do posicionamento da fila de espera, estas informações poderão ser acessadas através de aplicativo para leitura de QRCODE no smartphone Abrir o aplicativo e posicionar a câmera no QRCODE e clicar no link e abrir o arquivo PDF. E no  IPhone  abrir a câmera e posicionar no QRCODE  e clicar no link e abrir o arquivo PDF.

O presidente da FUMSSAR, Anderson Mantei ressaltou que estas melhorias irão facilitar a informação e a transparência do processo dando mais agilidade para o acesso dos usuários bem como  disponibilizar e otimizar o tempo das atendentes, e reduzir o tempo de espera dos usuários no atendimento , e uma redução em 30 % o número de  ligações feitas para o setor de atendimento.

Sábado será o dia “D” de Combate ao Aedes aegypti

mosquito da dengue

Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) estará realizando no próximo sábado,16, o dia “D” de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Diversas ações estão programadas para a data, bem como uma blitz educativa em dois pontos de alta circulação da cidade. Servidores da Fundação Municipal de Saúde estarão percorrendo as ruas da cidade distribuindo materiais e orientando os moradores de como prevenir e combater o Aedes aegypti.

Auditoria do Programa 5Ss na FUMSSAR

Foto_5Ss
        Como parte do projeto de aumento de disponibilidade de medicamentos e melhoria contínua nos processos da FUMSSAR, iniciamos no mês de agosto a implantação do Programa 5 Ss. O setor utilizado como piloto, foi o estoque de medicamentos. Nesta semana avançamos mais uma importante etapa, fazendo a primeira auditoria do programa.
         Segundo o Diretor de Gestão Estratégica Ademir Rosa “o objetivo da implementação do programa é conscientizar todos os servidores da importância da qualidade no ambiente de trabalho, da padronização de processos e da redução de desperdícios. Trata-se de uma filosofia, de uma cultura que necessita contar com o comprometimento e participação de toda a equipe de trabalho para gerar os resultados esperados, dentro desses, ambientes limpos, organizados e o bem estar dos envolvidos.” Salienta que ainda neste ano deve ocorrer o lançamento do programa para os demais setores, incluindo as Unidades Básicas de Saúde e demais estabelecimentos da estrutura da FUMSSAR.

Segundo Letícia Bender, colaboradora no processo de padronização, o ambiente de trabalho ficou   melhor, mais organizado e com possibilidade de uma melhor performance nas atividades do dia a dia.

Segundo Anderson Mantei, Presidente da FUMSSAR, “o resultado é muito satisfatório, este é um passo importante dentro dos propósitos de evolução do processo de melhoria contínua. Já estamos colhendo frutos da organização neste setor e isso nos mostra que nem sempre são necessários grandes investimentos para alcançarmos os resultados. Queremos expandir o projeto rapidamente, pois assim teremos sustentabilidade das ações desenvolvidas até aqui”.

Dia 01 de dezembro “Dia Mundial de Combate a AIDS”

hiv

Obesidade Infantil foi tema de atividade na Unidade de Saúde da Agrícola

Atividade nutri

A acadêmica Maiara Batista, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria UFSM- Campus Palmeira das Missões – RS, realiza atualmente seu estágio na FUMSSAR – Santa Rosa , supervisionada pela nutricionista da FUMSSAR Cybelle Brum e orientado pela Profª Drª Adriane Cervi Blumke, da UFSM.

Foi realizada na unidade básica de Saúde da Agrícola, a atividade sala de espera na unidade, visto que este é um local propicio para compartilhamento de informações que interessam a um grupo de pessoas. A atividade abordou o tema Obesidade infantil. O que você está comendo ? com objetivo de promover informação e conscientização dos pais e avós e o público em geral que frequentam unidade Agrícola sobre a obesidade infantil.

Também houve o mural envelope, onde as pessoas da unidade poderiam deixar perguntas e durante a semana a acadêmica iria responder.