Notícias

Auditoria do Programa 5Ss na FUMSSAR

Foto_5Ss
        Como parte do projeto de aumento de disponibilidade de medicamentos e melhoria contínua nos processos da FUMSSAR, iniciamos no mês de agosto a implantação do Programa 5 Ss. O setor utilizado como piloto, foi o estoque de medicamentos. Nesta semana avançamos mais uma importante etapa, fazendo a primeira auditoria do programa.
         Segundo o Diretor de Gestão Estratégica Ademir Rosa “o objetivo da implementação do programa é conscientizar todos os servidores da importância da qualidade no ambiente de trabalho, da padronização de processos e da redução de desperdícios. Trata-se de uma filosofia, de uma cultura que necessita contar com o comprometimento e participação de toda a equipe de trabalho para gerar os resultados esperados, dentro desses, ambientes limpos, organizados e o bem estar dos envolvidos.” Salienta que ainda neste ano deve ocorrer o lançamento do programa para os demais setores, incluindo as Unidades Básicas de Saúde e demais estabelecimentos da estrutura da FUMSSAR.

Segundo Letícia Bender, colaboradora no processo de padronização, o ambiente de trabalho ficou   melhor, mais organizado e com possibilidade de uma melhor performance nas atividades do dia a dia.

Segundo Anderson Mantei, Presidente da FUMSSAR, “o resultado é muito satisfatório, este é um passo importante dentro dos propósitos de evolução do processo de melhoria contínua. Já estamos colhendo frutos da organização neste setor e isso nos mostra que nem sempre são necessários grandes investimentos para alcançarmos os resultados. Queremos expandir o projeto rapidamente, pois assim teremos sustentabilidade das ações desenvolvidas até aqui”.

Dia 01 de dezembro “Dia Mundial de Combate a AIDS”

hiv

Obesidade Infantil foi tema de atividade na Unidade de Saúde da Agrícola

Atividade nutri

A acadêmica Maiara Batista, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria UFSM- Campus Palmeira das Missões – RS, realiza atualmente seu estágio na FUMSSAR – Santa Rosa , supervisionada pela nutricionista da FUMSSAR Cybelle Brum e orientado pela Profª Drª Adriane Cervi Blumke, da UFSM.

Foi realizada na unidade básica de Saúde da Agrícola, a atividade sala de espera na unidade, visto que este é um local propicio para compartilhamento de informações que interessam a um grupo de pessoas. A atividade abordou o tema Obesidade infantil. O que você está comendo ? com objetivo de promover informação e conscientização dos pais e avós e o público em geral que frequentam unidade Agrícola sobre a obesidade infantil.

Também houve o mural envelope, onde as pessoas da unidade poderiam deixar perguntas e durante a semana a acadêmica iria responder.

FUMSSAR realizou a “Semana do Bebê 2017.

DSC_0024

Diversas atividades marcaram a “Semana do Bebê 2017, em vários pontos da cidade. No domingo no Parque Linear Tape –Porã, foi realizado um grande evento em parceria com entidades, clubes de serviços e órgãos públicos.

Durante toda a tarde muita diversão, atrações e serviços de orientação sobre cuidados com a saúde  na primeira infância foram ofertados ao grande público que prestigiou o evento.

Segundo a diretora de atenção primária em saúde da FUMSSAR, Alice Klein a rede da instituição  trabalha diretamente com os cuidados dos bebês mas existe a Semana do que marca e serve de alerta com a realização de diversas atividades coletivas visando chamar a atenção das famílias sobre os cuidados na primeira infância.

 DSC_1024DSC_1051

Hemocentro realizará a Semana do Doador de Sangue

semana ima

O Hemocentro Regional de Santa Rosa realiza, entre os dias 20 e 25 de novembro, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue com o objetivo de homenagear o doador voluntário de sangue e chamar atenção para a importância da doação regular de sangue.

 

Além disso, a programação é uma ação elaborada pelo Hemocentro que visa garantir o estoque no período do Natal e Ano Novo, quando a demanda aumenta. Na semana será realizada uma programação para receber os doadores de sangue com decoração, lanche especial e parabéns para homenageá-los.

 

Serão distribuídos folders com orientações sobre a doação de sangue nas sinaleiras e locais públicos com a presença do Vermelhinho, mascote do Hemocentro.

 

Na quarta feira dia 22/11/2017 o hemocentro estará com horário diferenciado das 7:30 as 19:30, sem fechar ao meio dia, para poder receber o grupo de motoqueiros OSLOKODOMATO e para todos aqueles que precisam um horário diferenciado.

A comemoração se estende com Coleta Externa no município de Independência no dia 24 de novembro (sexta feria) e no dia 25 de Novembro (sábado) será realizada uma ação com os colaboradores e familiares da John Deere.

A ação conta também com o apoio de Cotrirosa, Sicredi, Protefort,  Unimed,  Posto Vaccari,  Ética Contabilidade, Lojas Becker, 2B Comunicações, Claro Empresas e Padaria Ehlert.

Integração dos Sistemas de Informação na FUMSSAR

IPM net

Buscando melhoria contínua nos processos da Fundação Municipal de Saúde, neste mês novembro foi concluído o projeto de integração de sistemas IPM Saúde X IPM Net do módulo estoque. Este projeto teve como objetivos, otimizar o tempo gasto nas atividades de lançamentos dos medicamentos nas Unidades básicas de Saúde, rapidez na emissão de guias de separação de materiais e agilizar a geração da demanda de compra.

Para a Coordenadora da Assistência Farmacêutica Vanessa Flores “os ganhos foram muitos, pois no projeto conseguimos também padronizar os descritivos dos medicamentos e materiais de enfermagem, unificar dos cadastros para qualificar o nosso processo licitatório e ainda teremos melhoria no rastreamento dos medicamentos, tendo assim segurança na dispensação dos medicamentos para o paciente”.

Para o Coordenador do estoque Airton Molinari “o projeto veio para agregar informações importantes como número de lote e fornecedor, além de reduzir o tempo de separação, algo já trabalhado no projeto de 5 Ss no setor”.

O Diretor de Gestão Estratégica Ademir Rosa, comemora os resultados do trabalho e atribui o sucesso do trabalho à equipe de apoio qualificada que tem a Fumssar. Salienta “estamos disponibilizando mais tempo dos profissionais para atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, agregando controles no estoque de medicamentos e assim buscando sustentabilidade nos processos”. Reforça ainda que resultado foi excelente, pois somente na atividade de lançamento de estoque nas Unidades reduzimos o tempo médio que era de 4 horas por lote para menos 2 minutos e na atividade de análise de sugestão de compras de medicamentos reduzimos de 8 horas para 2 horas.

 

Programa Melhor em Casa completa três anos de atividades

melhor atual

Implantado em novembro de 2014, o Programa Melhor em Casa desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR, completa 3 anos  e vem apresentando bons resultados nos pacientes atendidos. O programa possui uma equipe composta por médico, enfermeira, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem.

Esta equipe atende pacientes acamados em casa, que passaram por cirurgias, necessitando de atendimentos especiais evitando assim a hospitalização ou o deslocamento a uma unidade ou hospital. Também pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento que terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

Diariamente os profissionais realizam os atendimentos para cerca de 60 pacientes participantes do programa, nas  visitas além do atendimento os profissionais orientam os familiares quanto ao tratamento  aos usuários.