NEP

NEP – Núcleo de Ensino e Pesquisa

Contatos

Telefone: (55) 3513-5164
Email: nep@fumssar.com.br

Endereço

Av. Santa Cruz, 33, Centro, Santa Rosa – RS, 98900-000

Sobre o NEP

Em 2010 a Fundação criou o Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP que tem como objetivo concentrar as atividades científicas, organizando, estimulando e acompanhando estas atividades no serviço. Atualmente estão sendo realizadas pesquisas pelos próprios funcionários, possibilitando aos profissionais a realização de estudos sobre a sua prática cotidiana e a preparação para a realização de projetos maiores no futuro. Estão inseridas na estrutura do referido núcleo, as Residências Médica desde o ano de 2005 e da Multiprofissional desde 2010 no enfoque da Atenção em Saúde da Família que possuem suas atividades práticas nas unidades de saúde do município. Em cada ano há o ingresso de 11 profissionais de saúde residentes, distribuídos nas áreas de educação física, nutrição, serviço social, enfermagem, odontologia, psicologia e farmácia e quatro profissionais residentes em medicina de família e comunidade. Destaca-se que, atualmente tem envolvido 25 profissionais efetivos da FUMSSAR como preceptores em sete unidades de saúde.

As atividades de ensino e pesquisa nos serviços do SUS, principalmente com as residências, além da produção do conhecimento trazem benefícios aos usuários do sistema. Os profissionais envolvidos com ensino e pesquisa têm uma motivação extra para manter-se atualizados e a supervisão de alunos no próprio serviço leva a uma reflexão da própria prática revisando-a e qualificando-a constantemente, resultando em melhorias no serviço oferecido aos cidadãos. Cabe destacar também que os egressos dos cursos de residência terão uma formação teórica consistente e uma prática cotidiana nos serviços que lhes permitirá assumir com tranquilidade e competência as Unidades de trabalho existentes no SUS e que carecem de profissionais capacitados.

Destaca-se, os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família no município de Santa Rosa, ambas com as bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, frutos de um sistema de saúde bem organizado, fundamentado na Atenção Primária em Saúde e no vínculo dos profissionais com o sistema. É importante destacar a parceria com a UNIJUÍ, universidade com tradição no ensino da saúde pública tanto na graduação como na pós-graduação.

O Núcleo de Ensino e Pesquisa foi criado para planejar, organizar, apoiar e congregar as discussões e as ações de Ensino e Pesquisa. As atividades são desenvolvidas por trabalhadores em saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde, no município de Santa Rosa e atua em parceria com entidades educacionais e formadoras do SUS. Desenvolve atividades na área da pesquisa e ensino sendo referência para organização da Residência Médica, Residência Multiprofissional e para as Pesquisas em Saúde já financiadas pela Saúde de Santa Rosa.

> Residência Médica de Família e Comunidade

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade foi construído através de uma parceria entre a Universidade Regional de Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) e iniciou suas atividades em abril de 2006. Tem como objetivo formar médicos especialistas para atuar prioritariamente na Atenção Primária à Saúde. Sua ação deve ser qualificada e resolutiva na área clínica e ele deve estar apto para atuar na saúde coletiva. Salientamos a importância desse projeto para a qualificação da rede e da manutenção do mesmo.

> Residência Multiprofissional em Saúde da Família

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – FUMSSAR/UNIJUI é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e financiada com recursos do Ministério da Saúde. As residências multiprofissionais constituem-se numa modalidade de ensino em serviço, destinadas às categorias profissionais que integram a área da saúde e que, cumprido integralmente, conferirá ao profissional residente o título de especialista em Saúde da Família.

Um dos diferenciais que permitiram o Sistema de Saúde de Santa Rosa ser contemplado com este programa, provavelmente tenha sido a sua história há anos consolidada em relação a sua organização do sistema, sendo que o processo de municipalização teve seu início em 1993 e no final de 1997, o município aderiu na época ao Programa Saúde da Família. Torna-se importante ressaltar que a vontade política, a participação popular e o empenho dos profissionais de saúde da FUMSSAR foram fundamentais para a execução deste processo.

O Programa de Residência Multiprofissional conta anualmente com 11 bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde assim distribuídas: Enfermagem: 4 bolsas; Odontologia: 2 bolsas; Serviço Social: 1 bolsa; Nutrição: 1 bolsa; Educação Física: 1 bolsa; Psicologia: 1 bolsa; Farmácia: 1 bolsa. O primeiro ingresso ocorreu em 01/07/2010. Posteriormente ocorreram mais dois ingressos, em 01 de fevereiro de 2011 e 2012.

O programa está organizado a partir de uma estrutura pedagógica de ensino em serviço que envolve uma carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais ao longo de dois anos (anos R1 e R2). A estrutura curricular contempla a área temática Atenção Básica/Saúde da Família e suas atividades estão organizadas em dois conjuntos principais, de acordo com o caráter predominante das mesmas: Atividades de Formação (AF), com 1.152 horas (20% da carga total do programa) e Atividades de Ensino em Serviço (AES) com 4.608 horas (80% da carga total do programa).

As atividades da residência estão inseridas neste processo com a participação dos residentes em quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família, desenvolvendo ações que visam à promoção da saúde, prevenção das doenças e recuperação dos agravos. Nestes campos de atuação são realizados: acolhimento, atendimento individual, atividades em grupo, visitas domiciliares, programações eventuais, entre outros.

No segundo ano da residência, além da atuação junto das ESFs, os profissionais residentes vivenciam por um período, em diversos setores do sistema, contribuindo com intervenções no local, através das trocas de saberes. Esta experiência tem se tornado de grande valia, pois tem contribuído para a formação de profissionais com experiência em diversos setores do complexo sistema de saúde. A inserção dos profissionais de saúde residente complementa o trabalho das equipes dos vários setores do sistema, com a participação no processo de trabalho. Neste sentido, as vivências têm possibilitado acompanhar as transformações do modelo assistencial de forma a fortalecer a atenção básica através de equipes multiprofissionais.

Além disso, a FUMSSAR conta com os residentes para organização e execução das programações institucionais, como por exemplo: mobilização de combate ao câncer de mama, campanha de prevenção da AIDS, carnaval saudável, campanhas de vacinação e de combate à violência no trânsito. Ressalta-se também a participação efetiva dos residentes nas instâncias de controle social. No Conselho Municipal de Saúde os residentes têm uma vaga como conselheiro. Na organização e debates da 10ª Conferência Municipal de Saúde houve importante participação dos residentes, inclusive com a escolha de um residente como conselheiro para a 6ª Conferência Estadual de Saúde realizada em 2011. Em abril do ano de 2013, houve também a participação dos residentes na 1ª Plenária Municipal de Saúde.

A Residência tem participado ainda com a publicação de trabalhos científicos em congressos e eventos, além da inserção no coletivo gaúcho de residentes. Para o sistema de saúde, a residência trás grandes benefícios, fomentando a avaliação e qualificação dos serviços prestados pelas equipes, bem como um incremento nas ofertas de serviços à população. E principalmente, colabora com um fator muito importante na constante tarefa de qualificar o sistema de saúde: a formação de profissionais competentes tecnicamente e eticamente comprometidos com o SUS.



  • Comissão Científica
  • Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade
  • Residência Multiprofissional em Saúde da Família

  • Documentos para Solicitação de Projeto de Pesquisa

    (Clique nos links abaixo para download dos documentos)

  • Solicitação para realização de Trabalho Acadêmico
  • Solicitação para realização de Projeto de Pesquisa
  • Solicitação para realização de Trabalho desenvolvidos na FUMSSAR
  • Solicitação para realização de Estágio
  • Instruções: Encaminhe para o e-mail nep@fumssar.com.br ou protocole junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisa a solicitação acompanhada do trabalho.