Departamento de Gestão da Atenção Básica à Saúde

Departamento de Gestão da Atenção Básica à Saúde

Contatos

Telefone: (55) 3513-5118
Email: abasica@fumssar.com.br

Equipe

Diretoria: Alice Noeli Klein Hofferber
Gerente: William Ismael Weiss
Agente Administrativo: Tatiane Godoy

Divisões

  • Apoio a Atenção Primária à Saúde
  • Assistência Farmacêutica
  • Centro de Atenção Psicossocial
  • Laboratório Municipal de Análises Clínicas
  • Vigilância em Saúde
  • Endereço

    Rua Francisco Timm, 480, Centro, Santa Rosa – RS, 98900-000

    Atividades

    O Departamento da Gestão da Atenção Primária à Saúde (APS), é um dos departamentos da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) que é responsável por coordenar o cuidado de saúde a nível básico e articular a rede de cuidados dos demais níveis de atenção.

    O referido departamento realiza o gerenciamento dos serviços de saúde seguindo os princípios norteadores do SUS, com ênfase na promoção, prevenção, reabilitação da saúde e no acesso universal e igualitário através dos territórios adscritos. Atualmente são dezessete territórios de saúde coordenados pelas unidades de saúde do município que são integrantes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

    A ESF visa à mudança do modelo assistencial com enfoque na integralidade da atenção e no gerenciamento do cuidado individual e coletivo realizado por meio de equipes multiprofissionais. Cada ESF possui equipe mínima em sua composição conforme preconizado pelo Ministério da Saúde por auxiliares/técnicos de enfermagem, médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, odontólogos, auxiliares de saúde bucal e profissionais de apoio que compõe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

    As ESF realizam acolhimento das necessidades de saúde da população através da escuta qualificada das suas necessidades pela equipe multiprofissional. Os atendimentos visam a resolutividade das demandas por meio de agendamentos de consultas, encaminhamento e retorno de exames, prescrição medicamentosa e hábitos saudáveis de vida, participação em grupos, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais e compartilhados, acompanhamento domiciliar, dentre outros conforme o Projeto Terapêutico Singular.

    Também são realizados procedimentos técnicos de enfermagem como aferição da pressão arterial, glicemia de jejum, curativos, verificação de peso e altura, retirada de pontos, teste do pezinho, etc.

    Nas unidades além de atendimentos individuais são realizados grupos de saúde, como grupos de atividade física, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, de gestantes, de tabagismo, de puericultura, adolescentes, de pessoas com ostomias, além do Programa Saúde na Escola (PSE), Rodas de Conversa nos Territórios de oficinas terapêuticas de trabalhos manuais, canto, teatro, fotografia, etc.

    São realizadas ações educativas nos espaços coletivos como escolas, grupos comunitários e orientações individuais em temas como: autocuidado, alimentação saudável, sexualidade, reprodução e planejamento familiar, prevenção de câncer de mama e colo de útero, aconselhamento sobre DST/AIDS, cuidados com a gravidez, amamentação, os riscos do tabagismo, terapia comunitária.

    Uma atribuição comum a todos da equipe é a realização de visita domiciliar por diferentes motivos. É através das visitas domiciliares que são realizadas ações de busca ativa, acompanhamento dos casos considerados como risco no território, quer sejam de pacientes acamados, idosos, portadores de agravos crônicos dentre outros, podendo ser realizadas desde uma consulta médica, odontológica, de enfermagem e das áreas de apoio como nutrição, educação física, psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Também são realizados procedimentos como curativo, controle de pressão arterial, glicemia capilar, dentre outros.