CER – Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual

CER – Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual

Contatos

Telefone: (55) 3513-5187
Email: cer@fumssar.com.br

Endereço

Rua Sergipe, 127, Centro – Santa Rosa – RS, 98.900-000

Horário de atendimento:
Segunda-feira a sexta-feira
Manhã: 7:30h às 11:30h
Tarde: 13:30h às 17:30h

Equipe

Coordenador: Helena Maria Meinart


Sobre o CER

O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II – FUMSSAR de Santa Rosa/RS, iniciou seus trabalhos em novembro de 2014 e oferta duas modalidades de reabilitação:

Reabilitação/Habilitação Auditiva: oferece reabilitação às pessoas com deficiência auditiva através de consultas e exames audiológicos, fornecimento de aparelhos auditivos, sistema FM (crianças), acompanhamento periódico e terapia fonoaudiológica. A equipe interdisciplinar mantém orientações aos familiares e demais instituições vinculadas ao usuário de aparelhos auditivos com o objetivo da integralidade do cuidado.

Atualmente o CER atende 22 munícipios credenciados (14ªCRS) e as transferências vindas de Ijuí (PróAudi).

São atendidos usuários de todas as faixas etárias, inclusive bebês que falham no Teste da Orelhinha. Realiza-se também, o encaminhamento e acompanhamento de usuários com Implante Coclear.

Reabilitação/Habilitação Intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo: realiza atendimento interdisciplinar de pessoas com suspeita ou diagnóstico de deficiência intelectual ou autistas, assim como estimulação precoce, orientações à família; orientações à escola, reabilitação/habilitação, visando, entre outras, o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, de interação social, e de aprendizado.

A partir do acolhimento, o usuário realiza avaliações com equipe multiprofissional, composta por médico psiquiatra; neuropediatra; psicólogos; fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional e através do Plano Terapêutico Singular, são desenvolvidas ações que auxiliem usuários a criar recursos e estratégias para o seu cotidiano.

O CER atende os municípios de Santa Rosa, Tucunduva, Tuparendi, Porto Mauá e Porto Vera Cruz, os demais municípios mantém atendimento nas respectivas APAEs.

São atendidos usuários de todas as faixas etárias, encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde.