Apoio a Atenção Primária à Saúde

SAAPS – Serviços de Apoio à Atenção Primária em Saúde

O Pacto pela Saúde, na sua dimensão do Pacto de Gestão estabelece a necessidade de desenhar redes regionalizadas de atenção à saúde, organizadas nos territórios das regiões de saúde, devendo assegurar os princípios de universalidade do acesso, equidade e integralidade. O serviço de apoio visa fortalecer a atenção básica, criando fluxos dos usuários a fim de garantir as referências aos serviços e ações de saúde fora da atenção primária com a organização de redes municipais e regionais de saúde por onde este usuário irá transitar.

O munícipio de Santa Rosa dispõe atualmente de um Centro de Especialidades. O encaminhamento de pacientes do nível primário para o nível secundário próprio ou contratado é feito através de sistema de referência e contrarreferência, garantindo o vínculo das pessoas com a equipe da área onde reside e a garantia de retorno para a equipe após o atendimento.

No Serviço de Apoio à Atenção Primária são referenciados usuários para atendimento e também realizando matriciamento às Estratégias de Saúde da Família. Neste local são oferecidas as seguintes especialidades médicas e multiprofissionais: Ginecologia, Homeopatia, Obstetrícia, Oftalmologia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Também está instalado neste local o Serviço de Atendimento Especializado que atende pacientes portadores de hanseníase, tuberculose, hepatites e HIV/AIDS, juntamente com a Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) que fornece antirretrovirais para todos os municípios da 14ª CRS. Neste ano DE 2013, como projeto piloto no Estado do RS, iniciou-se a realização de espirometrias pelo SUS através do Sistema Respiranet. Os médicos das unidades de saúde solicitam o exame por e-mail, estes são realizados por técnica treinada no SAAPS, o exame é laudado por pneumologista no Hospital de Clínicas em Porto Alegre e enviado o resultado para o e-mail do médico solicitante. Devido o sucesso deste projeto, já está sendo expandido para municípios da região da 14ª CRS.

NASF – Núcleo de Apoio em Saúde da Família

No município de Santa Rosa, juntamente com a constituição do sistema local em que foram criadas equipes vinculadas aos distritos, houve também a conformação equipes de apoio. Assistente social, psicólogos, médicos pediatras, ginecologistas e obstetras, nutricionistas já em 1996 faziam parte da rede de atenção à saúde oferecendo apoio técnico e assistencial às equipes.

O enfoque multiprofissional tem norteado o trabalho de saúde no município, buscando através de atendimentos descentralizados junto às unidades de saúde resgatar a qualidade de vida e o cuidado integral. O atendimento nestes espaços tem a proposta de acolher e atender os usuários identificados pela equipe e prestando assistência em locais próximos a sua residência. Também são organizados atendimentos compartilhados, discussão de casos e atividades comunitárias com os profissionais que permanecem no território em período integral.

Em 2009, o município realizou a adesão aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) possibilitando o município receber recurso financeiro para esta modalidade de atenção já difundida no sistema. O NASF configura-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF) e com o Programa Academia da Saúde. Os NASF no município são denominados Sul e Norte. Atualmente são compostos por profissionais das áreas de: serviço social, educação física, nutrição, psicologia, farmácia, ginceologia e obstetrícia, pediatria e terapia ocupacional, que realizam suas intervenções nos territórios com as equipes. Estas equipes garantem a continuidade e integralidade da atenção, bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica.

A atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. Desenvolve também apoio matricial aos trabalhadores para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas nos territórios ao qual está vinculada. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à organização do cuidado.

Santa Rosa aderiu em 2009 com um núcleo e em 2011 com a segunda equipe. É composta por no mínimo cinco profissões de nível superior vinculado a oito e nove Equipes de Saúde da Família, todos estatutários. Seguem abaixo a descrição os profissionais dos dois NASF.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Apoio à Saúde da Família destacam-se:

  • A oferta de ações de atividade física /práticas corporais, promovendo o autocuidado, a prevenção, a minimização dos riscos e a proteção da vulnerabilidade.

  • Ampliar a atenção aos usuários e aos familiares em situação de risco psicossocial ou doença mental aumentando o acesso ao sistema de saúde e a reinserção social reduzindo precocemente as complicações e o agravamento do sofrimento subjetivo associado às doenças;

  • Ampliar as ações de promoção da cidadania e de produção de estratégias que fortaleçam as redes de suporte social e que promovam maior integração entre serviços de saúde, seu território e outros equipamentos sociais, promovendo a intersetorialidade;

  • Ampliar a promoção do uso racional e o acesso aos medicamentos com ações que promovam o ciclo da Assistência Farmacêutica, contribuindo com a resolutividade das ações de prevenção e de recuperação da saúde;

  • Ampliar as ações individuais e coletivas que promovam o direito humano à alimentação adequada e desenvolvam hábitos alimentares promotores de saúde ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.