Vigilância em Saúde

Vigilância em Saúde

Contatos

Telefone: (55) 3513-5148 | 3513-5155
Email: vigilanciaemsaude@fumssar.com.br

Coordenador: Jairo Beal

Taxas e Documentos: Clique Aqui

Endereço

Rua Francisco Timm, 480, Centro, Santa Rosa – RS, 98900-000

Horário de Funcionamento

De segunda à sexta-feira
Das 7:30h as 11:30h e das 13:30h as 17:30h

Divisões

A vigilância epidemiológica é composta por uma equipe de duas enfermeiras. Seu propósito é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos. Tem como funções, dentre outras, a coleta e processamento de dados; análise e interpretação dos dados processados; divulgação das informações; investigação epidemiológica de casos e surtos; análise dos resultados obtidos; e recomendações e promoção das medidas de controle indicadas.
Telefone 3513-5156

A vigilância ambiental em saúde é composta por 1 Coordenador, 23 Agentes de Combate à Endemias e 3 Supervisores de Campo, e visa o conhecimento e à detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do ambiente que interferiram na saúde humana para se recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco, relacionados às doenças e outros agravos à saúde.
Telefone 3513-5148

A vigilância em saúde do trabalhador caracteriza-se por ser um conjunto de atividades destinadas à promoção e proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, e possui uma equipe multiprofissional.
Telefone 3513-5165

A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde. A equipe da vigilância sanitária é composta por 4 Fiscais sanitários. As atividades de inspeção, exercidas pelas autoridades sanitárias, são priorizadas considerando o risco à saúde, geradas também a partir de denúncias ou solicitações de outros órgãos e organizadas conforme o Plano de Ação de Vigilância Sanitária do município.

Campanhas e Programas

Disk Denúncia – 3513-5101
Neste canal, é possível fazer denúncia sobre condições sanitárias insatisfatórias de Estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária (Alimentos, Medicamentos, Produtos, Serviços de Interesse da Saúde), Serviços Veterinários, denúncias de vigilância em saúde do trabalhador e de assuntos relativos à vigilância em saúde ambiental, como de possíveis focos de mosquito.

Sala de controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti
Atua no sentido de propor ações estratégicas para o combate ao vetor, disseminação de informações sobre os casos confirmados das doenças transmitidas pelo mosquito – dengue, chikungunya e zika vírus, além de construir indicadores. Atua ainda no planejamento estratégico de combate à dengue. Participam das reuniões de planejamento e execução das ações de combate ao mosquito os mais diversos setores da sociedade.