Treinamento de 5S na FUMSSAR

Como   parte do projeto de aumento de disponibilidade de medicamentos no estoque da   FUMSSAR, foi iniciado  na semana do dia   01/08/17 a implantação do Programa 5 Ss, sendo treinado a equipe responsável   pelas atividades de movimentação de medicamentos.

Segundo o Diretor de Gestão Estratégica Ademir   Rosa “o objetivo da implantação do programa é conscientizar todos os   servidores da FUMSSAR sobre a  importância da qualidade no ambiente de   trabalho e na redução de desperdícios. Trata-se de uma filosofia, de uma nova   cultura que necessita contar com o comprometimento e participação de toda a   equipe de trabalho para gerar os resultados esperados como: ambientes limpos,   organizados e bem estar proporcionando condições de evolução nas atividades”.
Esta metodologia foi criada no   Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na   reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, melhorando a   produção devido à alta competitividade do pós-guerra. O programa baseia-se   em 5 conceitos:

1.º Senso de Utilização e Descarte
Conceito:  Separar o útil   do inútil, eliminando o desnecessário.

2.º Senso de Arrumação e Ordenação
Conceito: Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa   localizar facilmente.

3.º Senso de Limpeza
Conceito: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e   aprendendo a não sujar.

4.º Senso de Saúde e Higiene
Conceito: Manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene.

5.º Senso de Autodisciplina
Conceito: Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5S numa   filosofia de vida.

Cada uma das etapas se complementa, tendo cada   uma sua importância e valor.

Segundo Anderson Mantei, presidente da FUMSSAR, “Este   é um passo importante dentro dos propósitos de evolução do processo de   melhoria contínua nos setores envolvidos. Já estamos colhendo frutos da   organização neste setor e isso nos mostra que nem sempre são necessários   grandes investimentos para alcançarmos os resultados”. Ressaltou Mantei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *