Secretários de Saúde da região discutiram a utilização de emendas em serviços especializados

A utilização de emendas impositivas de parlamentares em serviços especializados na área da saúde, já vem sido discutida pelos municípios participantes do Consórcio Fronteira Noroeste-COFRON em encontros anteriores.
           A ideia vem sido construída objetivando ofertar mais serviços para pacientes do Sistema Único de Saúde-SUS que aguardam atendimentos em diversas especialidades médicas. Na tarde de terça-feira (26), a presidência do COFRON e a FUMSSAR reuniram os secretários de saúde da região para discutirem a ação prevendo a sua implementação.
            A prefeita Vanice Matos do município de Porto Vera Cruz, presidente do COFRON na parte dos prefeitos, Admar Kuyen, secretário de Saúde do Município de Senador Salgado Filho que preside a ala dos secretários e Délcio Stefan presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa-FUMSSAR, explicaram aos participantes o funcionamento da captação dos recursos federais provenientes de emendas dos diversos parlamentares com representação na região, ou com alguma identificação com lideranças        regionais.
             A presidente Vanice explicou que os municípios tem dificuldade em ofertar com recursos próprios os serviços que são buscados pelos munícipes, e a utilização de emendas poderá ofertar e reduzir as diversas filas de espera em algumas especialidades, para isto segundo ela um amplo planejamento deverá ser realizado com os municípios. “Devemos nos organizar planejando as ações e levarmos nossas propostas aos parlamentares”            destacou         a          prefeita.
               Délcio Stefan disse que no momento em que a região se organizar será uma forma criativa na captação de recursos que serão bem utilizados em prol da saúde dos usuários. O presidente da FUMSSAR ressaltou ainda que muitas vezes as emendas são trazidas para ações que não são de primeira necessidade e a intenção é de que esta organização trará mais tranquilidade para muitas famílias.
               No encontro ficou definido que as emendas serão utilizadas em consultas, diagnósticas e se necessário à realização de cirurgias nas áreas de traumatologia, ginecologia, vascular, oftalmologia e otorrinolaringologia. Também ficou acordado que cada município realize um levantamento de suas demandas, para serem apresentadas num próximo encontro com prestadores de serviços da região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *