ARTIGO CIENTÍFICO DA FUMSSAR É DESTAQUE NACIONAL

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde que é financiada pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de proporcionar a comunicação e articulação entre os pesquisadores, trabalhadores e gestores da área no Brasil, aponta no seu destaque semanal artigo produzido na FUMSSAR na residência Multiprofissional de Saúde da Família UNIJUI/FUMSSAR. (http://www.rededepesquisaaps.org.br/categoria/informativo-eletronico/ ).

O artigo que enfoca os hábitos alimentares na prevenção de doenças cardiovasculares em idosos hipertensos em Santa Rosa foi o tema da monografia de conclusão da nutricionista Sabrina Dalbosco Gadenz com orientação do Dr. Luís Antônio Benvegnú, foi publicado na edição de dezembro da revista Ciência e Saúde Coletiva.

Esse estudo é um dos primeiros no país que descreve práticas alimentares de idosos hipertensos e identifica alguns fatores que podem estar associados a esses hábitos.

Em uma unidade de saúde da família do município, foram entrevistados 212 idosos sobre seus hábitos alimentares e foi avaliado se os mesmos estavam adequados para prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, eles responderam sobre condições socioeconômicas, demográficas, características de saúde e também sobre a utilização de serviços de saúde.

Constatou-se que a maioria dos idosos comprava e preparava seus próprios alimentos além de fazerem suas refeições em casa. O hábito e o preço foram as principais motivações referidas por eles para a escolha dos alimentos.

O uso de embutidos e de temperos industrializados, que são alimentos com alto teor de sódio e que devem ser evitados para o tratamento da hipertensão, foi referido por mais de 60% dos entrevistados. Em contrapartida, hábitos saudáveis como o consumo de alimentos com baixo teor de gordura ( leite desnatado e carnes assadas/grelhadas) foi pouco prevalente.

Os resultados sinalizam que os idosos hipertensos estão encontrando dificuldade para adotar hábitos alimentares saudáveis para prevenção de doenças cardiovasculares. Isso reforça a importância e a necessidade do trabalho multiprofissional na atenção primária. A equipe de saúde da família deve estar atenta para identificar esses fatores que podem estar dificultando a adoção de hábitos alimentares saudáveis. É importante que a equipe defina estratégias para trabalhar com estes dificultadores. “Além disso, esses achados podem nortear a definição de estratégias de saúde pública e direcionar os planos de cuidado que visam melhorar a qualidade de vida dessa população.” concluem os autores.

 

Sabe-se que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacidade em idosos e a hipertensão é o principal fator de risco. A alimentação saudável tem importante impacto na prevenção e tratamento dessas doenças.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *