CEREST completa um ano de atividades

O CEREST (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) – Região Fronteira Noroeste, com sede em Santa Rosa, ligado à Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR, desenvolve suas atividades desde novembro de 2013, é um serviço do SUS especializado na área de Saúde do Trabalhador, tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, em uma área de abrangência que envolve 22 municípios.

Destina-se a todos os trabalhadores, das mais diversas áreas, como das zonas urbanas e rurais, do mercado formal e informal, com carteira assinada ou não, autônomos, funcionários públicos ou privados, desempregados, aposentados, etc., os quais tem acesso ao serviço através de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ou serviços de perícia médica.

O CEREST possui uma equipe multiprofissional composta por Médico, Fisioterapeuta, Enfermeira, Técnica em Enfermagem, Fonoaudióloga, Técnica em Segurança do Trabalho e Psicóloga, através da qual realiza suas ações divididas nos seguintes núcleos:

  • Educação/Formação: Realizam-se palestras, cursos, capacitações, seminários dirigidos aos profissionais da saúde da rede SUS, trabalhadores, gestores de saúde, conselheiros, representantes sindicais e comunidade em geral.
  • Vigilância Epidemiológica: Utiliza-se do Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (SIST) que é abastecido com as notificações de acidentes/doenças relacionados ao trabalho, para o planejamento de suas ações.
  • Vigilância aos Ambientes e Processos de Trabalho: Realização de visitas aos locais de trabalho, a fim de orientar melhorias das condições nestes locais, preservando a saúde do trabalhador.
  • Assistência e Reabilitação: Atendimento aos trabalhadores acometidos por doenças ou acidentes relacionados ao trabalho, buscando diagnósticos e tratamentos mais precisos, assim como estabelecimento de nexo com a atividade que desempenham.

Assim, o CEREST promoverá vários eventos no mês de novembro em comemoração ao seu primeiro ano de funcionamento inseridos também no calendário de atividades do novembro azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *