FUMSSAR realizou mutirão no sábado: Dia D de combate à dengue

O Dia D de mobilização nacional contra a dengue aconteceu neste sábado (02), em todo o Brasil. A FUMSSAR, por meio dos agentes de endemias e agentes de saúde, realizou um mutirão em Santa Rosa. A ação contemplou o recolhimento de lixo e objetos no bairro Planalto, além de panfletagem, dicas e informações para prevenir a doença em toda a cidade. As equipes entregaram sacos de lixo para a população, conversaram com moradores e junto com a mascote do Aedes aegypt, passaram com carro de som nos bairros, informando os cidadãos da importância da conscientização e participação no combate ao vírus.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (04), o município tem hoje, 965 casos confirmados e 1.503 notificados de dengue. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, reforça que as ações vêm sendo intensificadas, mas que é necessário que a população continue fazendo sua parte, “Estamos realizando ações de prevenção nas escolas, no comércio e nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, buscando conscientizar a população para que façam sua parte e nos auxilie na eliminação dos criadouros do mosquito”.

Com aumento dos casos confirmados, a Fundação de Saúde iniciou na sexta-feira (01), um experimento com drone para a aplicação de um produto biológico que elimina as larvas do mosquito Aedes aegypti. O trabalho foi realizado inicialmente na vila Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cruzeiro, local onde se concentram as maiores positivações da doença.

A dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave, que é o caso da dengue hemorrágica. O período de incubação, ou seja, o tempo que demora desde a picada do mosquito infectado até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, é de, em média, 05 a 06 dias, conforme o Ministério da Saúde. Nos adultos, a primeira manifestação dos sintomas da dengue, é a febre alta, (39ºC a 40ºC), de início repentino, que pode estar associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. A FUMSSAR orienta a população para que faça uso do repelente e reforça, que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão mantenha a hidratação e procure uma Unidade Básica de Saúde. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve ir até a Unidade de Pronto Atendimento – UPA.