Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate à Dengue

Participação dos alunos e da comunidade é fundamental para frear a disseminação da doença

Escolas de toda a Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa participam de uma mobilização coletiva contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue. Diversas atividades estão sendo realizadas nas EMEIs e EMEFs, como panfletagem nas casas e comércios, mutirões de limpeza e recolhimento de lixo, além de rodas de conversa e palestras com dicas de prevenção. O objetivo é capacitar os alunos por meio da conscientização.

A Prefeitura publicou na última semana, uma ordem de serviço que estabelece uma rotina de ações para evitar a proliferação e controle de focos do Aedes aegypti, visando à prevenção da Dengue e de outras arboviroses por ele causadas, como é o caso da Zika e Chikungunya. Desde o início do ano, os casos de Dengue vêm crescendo em Santa Rosa e a participação dos alunos e da comunidade é fundamental para frear a disseminação do vírus. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destaca que as escolas atuam com ações de conscientização dos estudantes, um trabalho que sempre dá bons resultados, “Os alunos começaram a entender que eles são corresponsáveis no combate à Dengue. A partir do momento que eles assumem essa responsabilidade, automaticamente passam a ser multiplicadores do conhecimento que recebem, além de auxiliar no planejamento de atividades para monitorar e evitar a proliferação do mosquito”.

Conforme o último levantamento divulgado pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR, o número de casos notificados de Dengue no município é de 1.259. Destes, 777 foram confirmados. Os casos estão aumentando, e em função disso, Prefeitura e Fundação estão intensificando as ações em todos os bairros da cidade e solicitando o apoio da comunidade.