Grupo de Cuidados Paliativos na FUMSSAR

A FUMSSAR disponibiliza um novo serviço de prevenção e cuidados da saúde.  O Grupo de Cuidados Paliativos foi criado com o intuito de melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, progressivas e que ameaçam a continuidade da vida. A equipe especializada vai atuar em conjunto com a Estratégia Saúde da Família – ESF e o Programa Melhor em Casa.

O grupo conta com duas médicas com formação em cuidados paliativos, enfermeira, rede de saúde mental e epidemiológica. A intenção é promover a qualidade de vida de pacientes e de seus familiares através da prevenção e alivio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Para a Dra. Fabiana Breitenbach, Diretora de Atenção Básica da FUMSSAR, este é um importantíssimo serviço que está sendo disponibilizado pela Fundação de Saúde, “Temos consciência do quanto é indispensável a presença de uma equipe multiprofissional capacitada para auxiliar os pacientes e seus familiares no controle dos sintomas de doenças graves e progressivas. Queremos que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, tanto no aspecto físico e psicológico, bem como no aspecto social”. 

A partir desse trabalho será possível analisar os dados de óbitos por câncer e elaborar protocolos de intervenção. Também será realizado um trabalho de educação continuada para profissionais da saúde sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *