Promotor Marcelo Squarça visitou as futuras instalações do Residencial Terapêutico

            Na tarde de terça-feira 28 foi realizada uma visita nas futuras instalações do Residencial Terapêutico que será implantado no município  em breve. O Promotor de Justiça Dr. Marcelo Squarça esteve no local acompanhado do diretor de Gestão Estratégica da FUMSSAR, Ademir Rosa e da Servidora da 14ª CRS Laisa Bortolini verificando as condições da edificação  que passou por reformas e adequações para abrigar o novo serviço.

O que é um residencial terapêutico?

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) ou residência terapêutica é simplesmente uma “moradia”, ou seja, são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais, institucionalizadas ou não.

 Tendo assim a necessidade de assegurar adequado atendimento a estas pessoas e com ausência de serviço desta natureza no Município de Santa Rosa, desencadeou uma iniciativa do Ministério Público em implementar uma unidade de Serviço Residencial Terapêutico nesta Cidade. Diante desta necessidade, o projeto iniciou em uma conversa com o então Presidente da Fundação Anderson Mantei e o Promotor Dr. Marcelo Squarça. Após a inauguração do prédio novo da UBS da Agrícola, foi iniciado o projeto de adequação do local, o qual foi coordenado pelo Departamento de Gestão Estratégica da FUMSSAR, com a participação efetiva da equipe do Planejamento da prefeitura, da Promotoria Pública e do Conselho da Comunidade.

 O Promotor Dr. Marcelo Squarça salienta que após a inauguração, o serviço poderá atender pessoas de Santa Rosa que hoje se encontram em municípios da região metropolitana do Estado, distantes de suas famílias, contribuindo para sua reinserção social e familiar e também poderá atender pessoas que estão em acompanhamento aqui na nossa cidade. “O local foi adequado com recursos disponibilizados pelo Ministério Público, em importe superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais), valor oriundo de acordo judicial celebrado pela Promotoria de Justiça Cível com estabelecimento comercial de Santa Rosa” diz Squarça.

Para Ademir Rosa, Diretor de Gestão Estratégica da FUMSSAR, a implantação do novo serviço é um passo importante para a inserção e ressocialização destas pessoas e, vem ao encontro do que a Gestão busca de aperfeiçoamento nos serviços de saúde. “É importante ressaltar que o projeto tramitou desde em Março/19, quando foi cadastrado a proposta, sendo que em julho/19, aproveitamos uma agenda de outros assuntos em Brasília, juntamente com o Vice Prefeito Luís Antônio Benvegnu, fomos no Ministério da Saúde e destravamos o processo, o qual foi aprovado no final de outubro e publicado no diário oficial em dezembro, diz Ademir”.

            A expectativa é de que o novo serviço esteja disponível ainda no primeiro trimestre deste ano, segundo o andamento do processo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *