Atenção Básica de Saúde do Município foi avaliada com avanços positivos em 2019

A Rede de Atenção Primária em Saúde do Município de Santa Rosa, passou  por uma avaliação quanto aos serviços ofertados durante o ano de 2019. Na segunda-feira, 09, coordenadores das UBSs estiveram reunidos com a direção da FUMSSAR em um encontro avaliativo.

            O encontro apontou resultados positivos com avanços qualiquantitativos  com aumento em todos os serviços alcançando 11% a mais em relação ao ano de 2018, otimizando os recursos.

            A equipe salientou que os avanços foram muito importantes iniciando pela implementação e sistematização de sete linhas de cuidados – saúde do idoso, criança e do adolescente, pessoa com deficiência-Hipertensão e Diabetes, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Saúde do Homem.  Estas linhas de cuidado têm o objetivo de tecnicamente qualificar e organizar os fluxos de atendimento, priorizando o cuidado de acordo com o levantamento dos dados, este é um projeto continuo e foi  concluído a primeira  fase segundo a Diretora Alice Klein.

            Alice salientou ainda que além da rotina diária nas unidades destacam-se a atualização das áreas cobertas por agentes comunitários de saúde elevando em 20% a cobertura, bem como a atualização dos cadastros da população no sistema de informatização. Os resultados também são frutos de outras ações como a intensificação de campanha de vacinações  com metas alcançadas.

            Cerca de 40 grupos de ações preventivas de educação em saúde para a população foram desenvolvidas pelas equipes de saúde com mais de 200 encontros realizados durante o ano, e também  a expansão do Programa Saúde na Escola em parceria com educandários, levando orientações quanto a prevenção em crianças e adolescentes durante o período escolar. A qualificação de profissionais tem sido permanente sempre atualizando e capacitando ainda mais as equipes de servidores.

O Presidente da  FUMSSAR, Délcio Stefan frisou que durante a construção do Sistema de Saúde do município o foco principal sempre foi a intensificação nas ações preventivas e que os resultados sempre são positivos, em busca sempre da qualidade de vida da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *