FUMSSAR ALERTA: SARAMPO VOLTA A PREOCUPAR EM 2019 CRIANÇAS DE 6 MESES A 11 MESES DEVEM SER VACINADAS.

O QUE É SARAMPO?

O Sarampo é uma doença viral aguda, transmitida diretamente de pessoa a pessoa. É muito grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. As crianças menores de 5 anos de idade estão na faixa etária com maior número de internações por sarampo e apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. Os adultos não vacinados são importante fonte de disseminação da doença. QUAIS SÃO OS SINTOMAS? Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38,5°C), exantema (manchas vermelhas pelo corpo), cansaço, falta de apetite e sintomas respiratórios, principalmente tosse. No quadro clínico clássico há coriza (secreção nasal), conjuntivite e fotofobia (sensibilidade à luz). Casos complicados podem apresentar otites, laringites, diarreias, pneumonia e encefalites. COMO É TRANSMITIDA?A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de saliva ou secreções respiratórias de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO SARAMPO Em 2018, o Brasil registrou 10.328 casos e 12 óbitos por sarampo, a grande maioria na região Norte. Em 2019, até 07/09, o país possui a confirmação de 4476 casos, distribuídos em 19 estados .A maior concentração de casos está na região sudeste (97% dos casos). O estado do RS confirmou07 casos de sarampo, 06 no município de Porto Alegre e 01 residente em Dois Irmãos, todos os casos são considerados importados ou vinculados a importação de São Paulo e Europa. Em 2019, o Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo, apresentando a reintrodução do vírus, devido a continuidade de sua circulação por mais de 12 meses no país. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos apresentar o maior número absoluto de casos confirmados registrados, a faixa etária de crianças menores de 1 ano é que tem a maior incidência, ou seja, maior risco de adoecer. Por este motivo, foi introduzida recentemente uma dose extra de vacina contra o sarampo para todas as crianças de 6 meses a 11 meses de idade, que após esta dose adicional deverão continuar com seu esquema de vacinação normal após 1 ano de idade. COMO PREVENIR?A vacinação contra o sarampo é a principal estratégia para se prevenir a doença. A vacina É  disponibilizada em todas as unidades de saúde é a Triplice Viral ou Tetra Viral.

QUEM DEVE SE VACINAR?O esquema vacinal é conforme a idade:

•De 6 meses a 11 meses: uma dose de Tríplice Viral (dose extra). Esta dose foi introduzida em agosto de 2019 para todas as crianças.

•Aos 12 meses: uma dose de Triplice Viral, juntamente com as outras vacinas do calendário.

•Aos 15 meses: uma dose de Tetra Viral, juntamente com as outras vacinas do calendário.

•Crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos até 29 anos de idade não vacinados ou sem comprovante de vacinação: deverão receber 2 doses da vacina Tríplice Viral.

•Adultos de 30 a 49 anos não vacinados ou sem comprovante de vacinação: deverão receber1 dose da vacina Tríplice Viral.

•Profissionais de Saúde: deverão receber 2 doses da vacina Tríplice Viral, independente da idade. Vale lembrar que quem já é vacinado com o esquema preconizado para sua idade, não necessita realizar outra dose de vacina.

 O chamamento é para aquelas pessoas que não são vacinadas ou que não sabem da sua situação vacinal. Estas pessoas devem procurar a unidade de saúde de sua residência, não esquecendo  de levar a sua carteira de vacinação.

FONTE: Vigilância Epidemiológica da FUMSSAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *