HEMOSAR, realiza parceria com a UFCSPA para genotipar doadores de sangue da região.

O Hemocentro de Santa Rosa (HEMOSAR) da FUMSSAR fez uma pareceria com pesquisadores da Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre – (UFCSPA). O objetivo é genotipar doadores de sangue da região noroeste, e assim, saber o perfil de fenótipos e genótipos dos doadores de sangue da região. A pesquisa faz parte da tese de doutorado, realizado pela aluna Scheila Soares de Oliveira, do Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde (PPGCS) da UFCSPA. O trabalho intitulado “Caracterização Molecular e Fenotípica de Grupos Sanguíneos em Doadores de Sangue de uma Cidade no Noroeste do Rio Grande do Sul” é orientado pela Dra. Marilu Fiegenbaum e coorientado pela Dra. Silvana de Almeida, ambas professoras e pesquisadoras da universidade, o trabalho conta ainda com colaboração de outros pesquisadores da mesma instituição, e também alunos de iniciação cientifica.  

Atualmente, existem mais de 350 antígenos e mais de 36 sistemas de grupos sanguíneos, então existem muitos (tipos sanguíneos) que podem apresentar incompatibilidade na transfusão. Desses 36 sistemas o hemocentro de Santa Rosa consegue caracterizar os seis principais: ABO, RH, Kell, Duffy, Kidd e MNS. Com o auxílio da genotipagem, os pesquisadores querem avançar para outros sistemas. A expectativa dos pesquisadores da UFCSPA, é que o trabalho possa ajudar na criação de procedimentos mais seguros para a transfusão de sangue. Entre outras possibilidades, estão a criação de um programa de melhor gerenciamento de estoque de sangue de doadores raros de acordo com as necessidades locais, e na prevenção de doenças hemolíticas em recém-nascidos causadas por incompatibilidade sanguínea dos pais.

A abrangência de serviços hemoterápicos do HEMOSAR cobre 52 municípios, e possui contrato firmado com 25 hospitais da região, e está sob gerência da Farmacêutica Josiane Rodrigues Aquino. Os pesquisadores agradecem o empenho, dedicação e disponibilidade da equipe do HEMOSAR para o desenvolvimento da pesquisa, em especial a equipe de coleta composta pelos técnicos (as); Gianir Luis Kotz, Sérgio Luís Wayer, Elige Teresinha Muller, Ivete Maria Kieling, Deise Regina Benetti, Leni Clarice Schlager Nunes, Jaqueline Vier dos Santos, e as Enfermeiras; Rosane Werlang Schneider e Caroline da Veiga Schulz, aos demais membros da equipe; Edson Jaime Pereira e Belanir Fátima Hermes, e a Médica responsável pelo serviço de hemoterapia Dra. Vania Rosa Roman. Agradecimentos ao presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), Sr. Délcio Stefan. Após finalizada as coletas, as amostras serão transportadas para o Laboratório de Biologia Molecular da UFCSPA, para realização da genotipagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *