Santa Rosa esteve representada no Congresso do CONASEMS

Foi realizado em Brasília o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de  2 a 5 de julho, no Ulysses Centro de Convenções. Tendo como tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, o Congresso do CONASEMS  contou com mais de 5 mil  participantes. Os congressistas foram  representantes de diversos segmentos tais como: gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, bem como representantes de entidades da área da saúde. O Diretor de Gestão Estratégica e Participativa da Fundação Municipal de Saúde, Ademir Rosa representou a FUMSSAR no evento.

                  A programação incluiu uma série de palestras e diversas apresentações de mostras de experiências de sucesso de todas as regiões do país. Entre a programação de palestras, se destacou a reunião com a Bancada da Saúde da Câmara, com a presença de vários deputados, senadores e representantes da Saúde e da Seguridade Social.  Nesta reunião foram abordados vários temas, como a importância do SUS, as melhorias proporcionadas nestes 31 anos de sistema, apesar de todas as dificuldades. O presidente do CONASEMS, Sr. Mauro, salientou a importância do SUS, dizendo que o atual Presidente da República, usou o SAMU e o hospital público e, foi salvo pelo SUS e somente após 2 dias, quando  houve a estabilização de sua saúde, Ele foi para um hospital privado. A bancada se comprometeu com os secretários que irão trabalhar para flexibilizar a PEC 95.

Também em decorrência da viagem o Diretor Ademir Rosa, teve vários compromissos agendados nos ministérios, como uma reunião com o Sr. Paulo Nakamura na Secretaria de Infraestrutura do Ministério da Cidadania e Desenvolvimento Social, onde buscou alinhamentos e entendimento do Projeto Estação Cidadania. “Apresentei a nossa ideia e avaliamos a possibilidade de inclusão das nossas necessidades no projeto padrão. As ideias foram aceitas. O próximo passo é avaliar um projeto executivo, adequar a nossa demanda e fazer uma análise de custos de manutenção desta estrutura (mão de obra, serviços e a própria manutenção predial, etc)”. Também foi entregue ofícios para Chefe de Gabinete do Ministro Osmar Terra, Sr. Cláudio Franke, onde foi solicitado recursos para custeio da Atenção Básica e para cirurgias eletivas. “O Chefe de gabinete se comprometeu em levar em mãos para o Ministro Osmar, que naquele momento estava em viagem. Também conversamos sobre os deputados da região que estão apoiando o governo e que podem ainda direcionar emendas parlamentares”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *