CAPS comemora 10 anos de atividades

O CAPS ll  Novo Rumo estará completando durante este mês de março estará completando 10 anos de atividades no município de Santa Rosa.

Atualmente o CAPS funciona como referência para a rede de Atenção Básica  e saúde mental do município, promovendo a integralidade do tratamento aos usuários portadores de sofrimento mental, através de um atendimento qualificado buscando a inserção da família, reduzindo internações hospitalares e viabilizando a reabilitação social do indivíduo. Atualmente o serviço conta a seguinte equipe de trabalho: duas psicólogas, uma enfermeira, uma médica, duas técnicas de enfermagem, uma assistente social, um terapeuta ocupacional, uma serviços gerais, um estagiário do CIEE, além de estagiários de psicologia e Serviço Social.

A equipe do CAPS tem articulado a capacitação das equipes de atenção básica, serviços e programas de saúde mental no município, garantindo desta forma um atendimento qualificado e resolutivo do usuário de saúde mental. Neste sentido, tem buscado elaborar e implementar o  Plano Terapêutico Individual para todos os usuários vinculados ao CAPS, como forma de monitoramento da proposta terapêutica.

Complementando a proposta de trabalho, o CAPS visa identificar novos usuários com perfil para atendimento; acompanhar e realizar a discussão dos pacientes já encaminhados pelas unidades e demais serviços; intensificar o trabalho intersetorial e interinstitucional; reunião com os setores da Prefeitura Municipal como a Assistência Social e com entidades como: APAE e Conselho Tutelar, além de organizações educacionais e sociais.

Além disso, a equipe se propõe a divulgar a proposta de trabalho e os resultados obtidos, utilizando a mídia para divulgação. Participação em eventos sociais, culturais e educativos realizados pela comunidade, como forma de ampliar as atividades de inclusão social, viabilizar a proposta de geração de renda como estímulo a sua ocupação e elevação da autoestima.

Para  marcar  os dez anos diversas atividades  serão realizadas no decorrer do mês inclusive o Festival da Canção com os próprios usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *