SEMANA DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE

De 21 a 25 de agosto, ocorre em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a Semana de Vacinação do Adolescente. A FUMSSAR está intensificando ações de divulgação junto às escolas, alertando sobre a importância da vacinação do público adolescente, avaliando carteiras de vacinação, buscando adolescentes faltosos.

Adolescentes entre 10 e 19 anos deverão atualizar sua caderneta de vacinação, procurando o posto de saúde de sua residência. Salienta-se que estas vacinas estão disponíveis o ano todo, no entanto no período de 21 a 25 de agosto as ações de vacinação estão sendo intensificadas.

Tratando-se de questões relacionadas às imunizações, os pais costumam seguir o calendário de vacinação dos filhos rigorosamente quando são crianças. Porém, depois de atingir os seis anos de idade, momento em que a caderneta costuma ficar completa, muitos deixam de se preocupar com a questão.

Para alguns imunobiológicos, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter altos níveis de proteção, como exemplo, a vacina contra Tétano (Vacina dT), meningococo tipo C, contra o papilomavírus (HPV), entre outras.

No Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde há um calendário vacinal destinado a adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, e as vacinas indicadas são contra Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola, HPV, e a vacina Meningo C contra meningite.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *