Atividade em Unidade de Saúde orientou sobre o consumo de alimentos saudáveis

 

A acadêmica Luma Stella Teichmann Bazzan, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões, realiza atualmente seu estágio na FUMSSAR – Santa Rosa, supervisionado pela Nutricionista da FUMSSAR Sabrina Estelle Dullius e orientado pela Profª Dr. Greisse Viero da Silva Leal, da UFSM.

Em parceria com a Unidade Básica de Saúde da Pereira, a acadêmica realizou uma atividade de Sala de Espera na Unidade, visto que este é um local propício para o compartilhamento de informações que interessam a um grupo de pessoas. A atividade abordou o tema alimentos industrializados (refrigerante, bolacha recheada, tempero pronto, suco em pó, salgadinho, macarrão instantâneo, pão de queijo, chocolate), com o objetivo de alcançar principalmente o público de hipertensos e diabéticos, visto que estas são as principais doenças encontradas na área.

A atividade foi desenvolvida com o auxílio do mural educativo, exposto na Sala de Espera, que continha informações sobre a quantidade de sódio e açúcar nos alimentos industrializados, comparando com a recomendação diária, e também com dois vídeos sobre os 10 passos para uma alimentação saudável e sobre a farsa dos sucos industrializados.

O objetivo da atividade foi motivar os pacientes a reduzir o consumo desses alimentos e substitui-los por alimentos in natura ou minimamente processados (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes, verduras, frutas, ovos, leite) e temperos naturais (alho, salsinha, cebolinha, manjericão, orégano), visando atender a diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição sobre a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *