Unidades de Saúde > Posto de Saúde Auxiliadora > Sobre o Posto

Auxiliadora

Contatos

Telefone: (55) 3513-5167 | 99644-9585
Email: ubsauxiliadora@fumssar.com.br

Endereço

Rua Santa Terezinha, 429, Bairro Auxiliadora, Santa Rosa – RS

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-Feira
Manhã: 7:30 às 11:30
Tarde: 13:30 às 17:30

Serviços Oferecidos

Cronograma de Atendimento

Consulta Médica Clínica Geral: Primeiro dia do mês agenda-se hipertensos, diabéticos, idosos. Diariamente distribui-se oito fichas e atende-se duas urgências.
Consulta Odontológica: Atendimento diário com fichas e agendamento para crianças e adolescentes até 19 anos, gestantes, hipertensos, diabéticos e idosos. Também são atendidas urgências.
Consulta Enfermeira: Conforme demanda e triagem de urgências, pré-natal, exame citopatológico, saúde da mulher, hipertensos.
Técnica de Enfermagem: Recepção, medicamentos, sala de vacinas, esterilizações, curativos, acolhimento, visitas domiciliares.
Agentes comunitários de saúde: Visitas domiciliares, orientações, alguns agendamento para pacientes impossibilitados (exceções).

Atividades em Grupo

Grupo de Gestante: População-alvo as gestantes da unidade, os encontros são realizados nas terças-feiras, quinzenalmente, das 14h as 16h. Coordenação: Enf. Edna Fortes.
Grupo de Tabagismo: Mensalmente inicia-se um grupo, com horário definido de acordo com a demanda. Coordenação: Residentes.
Projeto-Escola: Saúde do Adolescente: População-alvo alunos de 6º a 8º série do CIEP, que recebem os profissionais de saúde mensalmente para discussão de temas relevantes. Coordenação: Residentes.
Oficina Terapêutica: Público feminino em geral. Encontros realizados todas as quintas-feiras a partir das 9h. Coordenação: Edna Fortes.

Equipe

papel de parede do visualizador de fotos do windows

Histórico

As atividades relacionadas ao cuidado da saúde, iniciaram-se no Bairro Auxiliadora a cerca de 25 anos. Inicialmente, as atividades eram realizadas em uma pequena instalação, com apenas duas peças localizada na Rua Davi Canabarro, atrás do atual posto de saúde. Trabalhavam nessa unidade dois funcionários do estado: uma agente administrativa e um médico pediatra. Os adultos procuravam atendimento no centro, através do INAMPS. As ações no posto se resumiam ao atendimento de crianças (consulta pediátrica) e vacinação.

No início dos anos 90, o posto mudou-se para uma estrutura maior, junto do prédio da atual creche municipal. O atendimento continuou centrado no pediatra além disso, eram fornecidos serviços de vacinas, injeções e algumas medicações via oral, além dos encaminhamentos administrativos. Nessa época havia uma agente de saúde, que era voluntária e que passou a ser remunerada pela associação de moradores do bairro que tinha como presidente o Sr. Valtair Brum. Essa agente fazia injeções, curativos e servia como referência da população para as questões de saúde.

Em 1993, quando a saúde foi municipalizada foram observadas melhorias. Ocorreram investimentos para as ações realizadas no posto, mais funcionários passaram a trabalhar na unidade. Um profissional enfermeiro passou a atuar 40h semanais e dois auxiliares de enfermagem. Também a unidade passou a contar com uma médica clínica geral. Essas mudanças ocorreram num contexto em que ocorria um grande tensionamento para o fortalecimento da atenção primária em saúde no município, com disputas importantes no âmbito político e de gestão, culminando com a criação da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) em 1995.

Em 1996 a FUMSSAR faz o primeiro concurso para profissionais de nível superior e assim é estabelecida uma equipe de saúde no Bairro Auxiliadora com profissionais 40h com dedicação exclusiva: um profissional médico, um dentista, um enfermeiro, além de dois auxiliares de enfermagem e os agentes de saúde passaram a ser contratados e remunerados pelo município e a trabalhar conforme prevê o PACS. O espaço onde atuava a equipe era bastante restrito. A falta de espaço físico para a atuação clínica do dentista foi contornada através de um acordo entre o município e a escola do bairro (CIEP). Esta contava com os equipamentos odontológicos e instalações físicas, mas não tinha profissional para atuar. A presença do profissional odontólogo na equipe foi umas das principais reivindicações da comunidade naquele momento. Somente em 2007, quando um novo posto de saúde foi construído no bairro, que é o local onde a atual unidade encontra-se localizada, na rua Santa Terezinha é que a equipe de saúde bucal passou a atender junto do posto de saúde.

Além dos profissionais citados acima, a partir de 1996 a unidade passou a contar com atendimento em alguns turnos da semana de psicólogo, de nutricionista e pediatra.