FUMSSAR alerta sobre o aumento nos casos de Caxumba em Santa Rosa

Em Santa Rosa, somente este ano, já foram notificados à Vigilância Epidemiológica da FUMSSAR 17 casos de caxumba, e três surtos estão sendo investigados. No ano de 2016 inteiro, foram notificados 16 casos e um  surto, demonstrando um crescente aumento no número de casos, fato que pode ser visto em todo o Brasil, acometendo geralmente adolescentes e adultos jovens.

            A caxumba, também conhecida como parotidite ou papeira, é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida. É transmitida de pessoa a pessoa, pelas vias aéreas, ou por contato com saliva de pessoas infectadas.

            O período de transmissão varia de 6 a 7 dias antes do inicio dos sintomas, até 9 dias após o surgimento deles, período em que o doente deve evitar contato com outras pessoas.

            A caxumba costuma apresentar-se sob forma de surtos, principalmente no inverno e primavera.

            A administração de vacina está indicada antes da exposição. Durante um surto, a vacinação é seletiva, sendo indicada somente as pessoas suscetíveis (não vacinadas).

            O esquema básico vacinal na rede pública é composto pela vacina tríplice viral (que protege contra a caxumba, sarampo e rubéola) aos 12 meses, sendo necessária uma 2ª dose aos 15 meses com a vacina tetraviral (que protege contra caxumba, sarampo, rubéola e varicela).

            Este ano, o Programa Nacional de Imunizações passou a recomendar 2 doses da vacina tríplice viral para menores de 30 anos, e para as pessoas de 30 a 49 anos, a recomendação é que se tenha 1 dose de tríplice viral.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *