Reuniões de comunidade: Um mecanismo de participação popular na construção do sistema de saúde em Santa Rosa

Com o propósito de aproximação das equipes de saúde e da gestão com a população usuária do SUS, iniciaram na semana passada as reuniões de comunidades. A intenção neste ano é ter duas reuniões em cada comunidade. Para favorecer à todos os interessados em participar desta interatividade, a opção foi fazer uma reunião durante o dia e outra durante à noite. No dia 11/05/17 foi realizada a  primeira reunião na comunidade da Pereira e no dia 18/05/17 na comunidade de Cruzeiro do Sul.

Segundo Ademir Rosa, Diretor de Gestão Estratégica e Participativa,  da FUMSSAR “os assuntos abordados e discutidos nestas reuniões são de extrema importância para comunidade entender e  tomar conhecimento do que acontece na Unidade Básica de Saúde de sua comunidade, conhecendo a equipe de saúde, suas principais atividades e o funcionamento geral. Em contrapartida, também é importante para a Gestão que a comunidade ajude com sugestões para o serviço fique ainda melhor”.

Segundo a coordenadora Lenita Dalcin da Unidade Básica de Saúde de Cruzeiro do Sul, “é gratificante quando a comunidade se dispõe a participar, trazendo sugestões  e elogios para a equipe. Isso mostra que estamos no caminho certo e isso somente aumenta o nosso interesse e o nosso compromisso em atender bem”

Além destes assuntos, foram apresentados alguns indicadores que estão sendo monitorados pela Gestão e também levado ao conhecimento de todos os motivos da suspensão do plantão de urgência e emergência da UBS de Cruzeiro.

reunião de comunidade 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *