FUMSSAR pretende implantar um Centro de Referência em Reabilitação

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Luís Antônio Benvegnú, juntamente com uma equipe da FUMSSAR, após reunião realizada no início do mês com a fonoaudióloga da Secretaria Estadual de Saúde, Marcia Fabrício, a fonoaudióloga do CEREST- Ijuí, Tânia Wallau e a secretária de Educação do município, Ivete Corrêa, decidiu dar andamento no projeto de implantação de um Centro de Referência em Reabilitação (CER) em Santa Rosa.

O CER deverá atender duas áreas especializadas entre reabilitação auditiva, reabilitação física e reabilitação intelectual. “Inicialmente havíamos pensado em auditiva e física em função da alta demanda, mas recebemos a oferta de trabalhar com a intelectual, ideia que foi muito bem aceita pela educação, de modo que, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde e a regional, ainda vamos aprofundar a discussão para tomarmos a decisão”, conta Benvegnú.

Atualmente a referência na área auditiva (que inclui a disponibilização de aparelhos) é em Ijuí e a física é em Giruá. O atendimento na área intelectual é semelhante ao prestado na APAE mas não se sobrepõe, seriam aqueles alunos com problemas mas que ainda não precisam da APAE.

A proposta é de que o CER de Santa Rosa atenda os pacientes com algum problema destas áreas que serão avaliados primeiramente nas Unidades de Saúde onde os profissionais realizam esse encaminhamento às secretarias municipais de saúde.

Para a implantação do serviço o município receberá recursos para construção do prédio, que será ao lado do Hemocentro e do CEREST (cuja construção ainda não iniciou). Além disso, receberia recursos mensais para o custeio inclusive contratação de profissionais, sendo por volta de R$ 140 mil mensais. “É fundamental que junto com os recursos do prédio seja garantido o custeio mensal”, completa Benvegnú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *