FUMSSAR conduzindo com segurança e saúde

0

foto gazeta5

A atual gestão da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa-FUMSSAR, pensando no bem estar dos usuários do SUS, fez um planejamento pensando em aprimorar ainda mais o setor de transporte. Neste sentido um estudo prévio foi realizado buscando suprir as necessidades que viabilizassem mais conforto e segurança para pacientes e servidores nas diversas viagens e deslocamentos.   A  atual gestão, até o momento já adquiriu 12 veículos novos. Foram compradas duas Vans Modelo Transit que tem capacidade para transportar até 15 passageiros. Além destes dois veículos de transporte coletivo foram adquiridos 4 veículos modelo Palio Weekend, 3 modelos New March, 2 modelo Doblô e 1 veículo modelo Mile. Além destes veículos a atual gestão conseguiu 2 novas Ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sendo que as antigas ambulâncias permaneceram com o gestor do serviço e estão disponíveis como reserva técnica, ou seja, quando estraga uma ambulância a reserva técnica entra em operação, permitindo que o serviço nunca seja interrompido. Hoje a FUMSSAR dispõe de uma frota de 33 veículos a disposição da população para atendimentos dentro  e fora do Município.

foto gazeta 4

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO

Como funciona?

Todos têm direito aos serviços públicos de saúde conforme a CF, desde que respeitadas as vias de acesso.  A FUMSSAR oferece aos usuários 17 Postos de Saúde e mais 3 unidades avançadas para atender às demandas de atenção primária, ou seja, tudo aquilo que pode ser resolvido pelos profissionais que trabalham nos Postos (Médicos de Família e Comunidade, Médicos Clínicos Gerais, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Psicólogos, Nutricionistas, entre outros). Alguns pacientes precisam ser encaminhados para profissionais específicos, como Neurologista, Oftalmologista, etc. Estes serviços são distribuídos nas chamadas “Referências”. Hoje Santa Rosa é Referência em Oftalmologia para os pacientes de Santa Rosa. É Referência para a Região de abrangência da 14ª CRS nas áreas de Neurologia, Oncologia e alguns procedimentos de Traumatologia. As demais especialidades são referenciadas em outros municípios. Para exemplificar, a Referência de Alta Complexidade em Cardiologia funciona em Ijuí. Outras funcionam em Passo Fundo, Porto Alegre e Três de Maio, que é a Referência para Otorrinolaringologista.

Os pacientes que necessitarem tratamento em alguma destas áreas fazem o chamado Tratamento Fora do Domicílio.

 

 

COMO FUNCIONA O TRANSPORTE NA FUMSSAR

 

Todo paciente que necessita realizar tratamento em outro município   é encaminhado pela FUMSSAR ao devido serviço, após encaminhamento do seu Posto de Saúde, ou seja, a Porta de Entrada para tratamento pelo Sistema Único de Saúde é o Posto. Após passar por avaliação dos profissionais na Unidade de Saúde, o paciente é então encaminhado à Referência, quando necessário.

 

 

MELHORIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

Recentemente a FUMSSAR modificou a oferta de serviço aos pacientes que o fazem em Porto Alegre. Antes da mudança, os pacientes saiam de Santa Rosa às 10 horas da manhã, na véspera da consulta. Chegavam a Porto Alegre, ao final da tarde e pernoitavam na Capital para no dia seguinte realizar sua consulta ou procedimento; sendo que o retorno ocorria após o término dos compromissos do último paciente, chegando novamente em Santa Rosa somente na madrugada seguinte. Era uma viagem longa e muito cansativa. Além disso, o paciente tinha gastos com pernoite e alimentação.

Agora os pacientes que precisam ir a Porto Alegre recebem o Vale Saúde. Através do convênio firmado entre a FUMSSAR e a empresa Ouro e Prata, os pacientes podem optar entre dois horários de saída. Viajam mais confortavelmente e chegam na Capital no início da manhã, são recepcionados na rodoviária por um profissional da empresa que os encaminha para a sala VIP da Ouro e Prata e lhes passa todas as informações necessárias. Logo após, os pacientes são levados por um micro ônibus até seus destinos e ao termino são trazidos novamente para a rodoviária. Os pacientes que já estiverem prontos podem embarcar de volta para Santa Rosa no primeiro ônibus disponível, chegando de volta ainda no mesmo dia. Com isso, a viagem se torna menos cansativa, e mais segura, com isto o paciente ainda evita gastos com hotel e alimentação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *