Programa Melhor em Casa demonstra resultados positivos

Implantado em novembro de 2014, o Programa Melhor em Casa desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR, vem apresentando bons resultados nos pacientes atendidos. O programa possui uma equipe composta por: 2 médicos, 1 enfermeira, 1 fisioterapeuta e 2 técnicos de enfermagem. Esta equipe atende pacientes acamados em casa, que passaram por cirurgias, necessitando de atendimentos especiais evitando assim a hospitalização ou o deslocamento a uma unidade ou hospital. Também pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento que terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. O programa que tem financiamento pelo Ministério da Saúde tem como objetivo o melhoramento no atendimento de pacientes do SUS nos leitos dos lares, onde estudos comprovam que o bem estar, a atenção da família e acompanhamento profissional são elementos importantes na recuperação de doenças.

A paciente A.P de 74 anos moradora do bairro Agrícola relatou que passou por sessões de quimioterapia e passou por um período muito difícil, não se alimentando direito perdeu muito peso, não se medicava corretamente tinha muita dificuldade de locomoção. Desde que passou a ser acompanhada pela equipe, melhorou significativamente sua vida, segundo ela sua vida mudou ganhou peso está bem medicada e até já caminha pelas ruas do bairro. Para a esposa do paciente M. dos S. ressaltou que seu esposo está acamado há 43 anos e ela sempre teve dificuldade em cuidar sozinha dele, mas com a chegada dos profissionais os cuidados mudaram e muito e a saúde dele também ela comenta que além do atendimento os profissionais também orientam ela nos procedimentos do dia a dia com o paciente.

Em Santa Rosa a equipe atende 50 pacientes de 11 unidades de saúde com atendimentos semanais e com plantões aos finais de semana e feriados. Para o Dr. Luís Antônio Benvegnú presidente da FUMSSAR, este programa é de suma importância e soma-se a outros serviços oferecidos na rede básica de saúde do município, levando um atendimento mais humanizado no lar do paciente junto de seus familiares.

melhor em casa 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *