FUMSSAR intensificou ações de combate à dengue no final de semana

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde, intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya neste final de semana. Além do chamado trabalho manejo e bloqueio, que consiste na identificação e eliminação de focos e potenciais criadouros do mosquito, os agentes de endemias realizaram a aplicação de inseticidas em locais públicos do município, mediante o uso da técnica da Borrifação Residual Intradomiciliar – BRI. A aplicação foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, UPA, Laboratório da FUMSSAR e Lar do Idoso.

A BRI consiste na aplicação de inseticida com mais resolutividade. O método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde – OMS, e pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Além desta ação, a FUMSSAR também disponibilizou atendimento em horário ampliado na manhã de sábado (09), para pessoas com sintomas de dengue. As UBSs Planalto e Cruzeiro estiveram abertas para monitoramento, hidratação com soro e consultas aos pacientes em acompanhamento.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado, o município tem hoje, 2.457 notificados da doença. Destes, 1.579 são casos confirmados. A Diretora da Atenção Básica da FUMSSAR, Dra. Fabiana Breitenbach, reforça que as ações vêm sendo intensificadas, mas que é fundamental que a população continue fazendo sua parte, “Estamos realizando ações de prevenção em todos os bairros de Santa Rosa. Precisamos do apoio e conscientização da população para que façam sua parte e nos auxilie na eliminação dos criadouros do mosquito”.

Na próxima quinta-feira (14), um novo mutirão de recolhimento de lixo eletrônico e pneus será realizado no município, desta vez, no bairro Planalto. Além disso, as ações de vistoria nas residências seguem sendo realizadas em toda a cidade.