Equipe do Programa Saúde na Escola realiza ações de incentivo à vacinação

A semana começou com atividades lúdicas desenvolvidas pela equipe do Programa Saúde na Escola – PSE. Diversas ações multiprofissionais continuam sendo implementadas nas escolas do município. O objetivo é desenvolver a saúde integral dos estudantes, o que reflete na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Dentre as ações realizadas, profissionais da Fundação de Saúde levaram mascotes para incentivar a vacinação das crianças e adolescentes de Santa Rosa.

Durante as visitas, os profissionais desenvolvem atividades com os fantoches da bactéria, do Coronavírus e do Zé gotinha. São realizados: teatros, palestras, rodas de conversa e oficinas. A escolha fica por conta da equipe da Unidade Básica de Saúde responsável pelo território de cada escola. Na oportunidade, também foram fixados cartazes e entregues bilhetes para serem colocados nas agendas dos alunos. Com uma linguagem simples e de forma lúdica, os estudantes aprendem o que é o coronavírus, quais os sintomas e como se proteger. A coordenadora do PSE, Andrea Bauken, ressaltou a importância do trabalho realizado nas unidades escolares, “A educação em saúde pode ser considerada uma das principais ações de promoção da saúde, já que trabalha também a prevenção, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e social, bem como, a formação de multiplicadores e cuidadores. Conseguimos levar para os estudantes a importância de ter todas as vacinas em dia, além de dicas de como manter hábitos saudáveis de higiene”.

No decorrer da semana, as equipes de saúde e educação vão trabalhar juntas para informar e desenvolver ações de prevenção à saúde envolvendo os estudantes, professores, pais e funcionários. Além de apresentar o que são as vacinas, para que servem e a importância delas para a saúde, as atividades sensibilizam a comunidade sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. Também está sendo divulgada nas visitas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Multivacinação, que vai até o dia 30/09. Podem se vacinar, as crianças a partir de 01 ano e adolescentes de até 15 anos de idade.