Prefeitura de Santa Rosa (RS) moderniza gestão da saúde no município

Utilização de sistema que integra informações com o SUS melhorou atendimento à população e trouxe mais transparência

 

A Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR), da Prefeitura de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, tem obtido avanços expressivos no atendimento à população com a utilização do software de gestão pública na entidade. O programa, chamado de Diário da Saúde, integrou as informações de todas as 17 unidades do município e permitiu organizar a comunicação com o Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, pacientes podem sair do consultório já com os exames marcados, em laboratórios conveniados, e a prefeitura repassa os recursos apenas se as empresas estiverem cadastradas no sistema. Cerca de seis mil atendimentos são realizados por mês, com mais rapidez e sem filas.

 

Por funcionar a partir de um único banco de dados, acessível pela internet, o programa permite que os profissionais da saúde acessem prontuários médicos de qualquer unidade, sem que haja desencontro de informações. Da mesma forma, os exames de cada paciente são cadastrados no programa e podem ser visualizados pelo computador, de qualquer consultório médico, o que facilita e deixa mais preciso o atendimento. Dos 400 servidores da Fundação, por volta de 250 já foram treinados para acessar e operar a ferramenta.

 

Segundo a diretora de Gestão Estratégica e Participativa da FUMSSAR, Elisiane Bisognin, a ligação direta com o sistema do SUS foi fundamental para a melhoria do serviço. “Avançamos bastante desde a implantação do programa. A prefeitura só paga pelos serviços da rede terceirizada se realmente foram prestados, pois o sistema comprova isso. Outro ponto que ganhamos foi na transparência. Toda essa prestação de contas pode ser fiscalizada pelo cidadão”, afirma. Neste ano, o Diário da Saúde também será interligado a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rosa.

 

O Presidente da FUMSSAR, Dr. Luís Antônio Benvegnú prevê a aplicação do Diário da Saúde na marcação de exames e consultas médicas de especialidades. “A população está muito satisfeita com o atendimento prestado pelos nossos profissionais. O sistema ajudou a organizar o nosso trabalho. O resultado a gente vê nos postos de saúde, com os pacientes sendo bem atendidos”, ressalta Benvegnú.O software é desenvolvido pela empresa IPM, especializada em sistemas de gestão pública, e é utilizado nas Secretarias de Saúde de mais de cem prefeituras em todo o país.

 

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