Grupo de Tabagismo é implementado no 3º Turno da UBS Cruzeiro do Sul

Parar de fumar nunca é uma tarefa fácil. A boa notícia é que existem grupos de apoio para incentivar quem quer abandonar o vício. Diversas Unidades Básicas de Saúde de Santa Rosa já oferecem esse serviço para a população. Na semana passada, foi implementado mais um grupo terapêutico para tabagistas, dessa vez, na UBS Cruzeiro do Sul, com atendimento no terceiro turno. As reuniões vão ser conduzidas por profissionais que fazem parte da residência multiprofissional da Fundação Municipal de Saúde.

Os encontros vão ser realizados semanalmente ou quinzenalmente, conforme as cartilhas do Ministério da Saúde. Dentre as ações, vão ser realizadas rodas de conversa, palestras, dinâmicas, atividades físicas e terapias. Dependendo do grau de dependência, o usuário pode ser encaminhado para uma avaliação médica, que vai verificar a necessidade de medicação para o tratamento. Nas reuniões, vão ser abordados diferentes conteúdos, como a história do tabaco, os primeiros dias sem cigarro, malefícios que o fumo traz para a saúde, substâncias químicas presentes no cigarro, técnicas de relaxamento e outras atividades. “Vamos procurar mesclar as tarefas, os conceitos e relatos da semana com dinâmicas e práticas corporais para proporcionar um ambiente mais leve e tranquilo para os participantes”, explica Tais Cristiane Lenz, Enfermeira Residente e uma das organizadoras do grupo de tabagismo.

A dependência do tabaco é considerada uma doença crônica, progressiva e recorrente. O tabagismo é identificado como um problema de saúde pública, pois pode ocasionar limitações na qualidade vida, adoecimento mental, incapacitação para o trabalho e até a morte. O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a importância de mais este serviço no terceiro turno, “O grupo de tabagismo é um mecanismo importante no tratamento dos usuários que desejam parar de fumar. As sessões proporcionam um espaço para discussão de hábitos e saúde mental, além de incentivar o fortalecimento de vínculos entre a equipe multiprofissional de saúde e o paciente. Nosso propósito é continuar aprimorando nossos serviços e promover o cuidado integral do usuário”.

O terceiro turno acontece de segunda à sexta feira, das 17h30min às 21h. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio. Quem tiver interesse, pode entrar em contato, nos telefones: (55) 3513-5172 e (55) 99648-6615, ou agendar pessoalmente na UBS. O endereço é Rua Bela União, 485, Cruzeiro do Sul, Santa Rosa.