Profissionais da saúde realizam ações de prevenção e combate à Dengue

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, por meio da equipe de profissionais da saúde, segue realizando ações de prevenção no combate à Dengue. As Agentes Comunitárias de Saúde e a estagiária de nutrição da UBS Sulina, estiveram na Escola Expedicionário Weber, alertando os estudantes. A atividade foi promovida pelo PSE – Programa Saúde na Escola. Os alunos do Pré 01, Pré 02 e do 01°, 02° e 3° ano, receberam a visita da mascote do mosquito, Aedes aegypti e instruções de como prevenir a doença. Além disso, também foram passadas dicas sobre alimentação saudável.

No período epidemiológico registrado do início do ano, até esta segunda-feira (30), Santa Rosa teve 2.290 notificações do vírus, sendo 1.016 casos confirmados e 1.234 em investigação. Das confirmações, 1.010 casos são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 06 importados (contraídos fora do município). A Coordenadora da UBS Sulina, Janice Kuhn, destaca a importância de inserir os pequenos nesta grande tarefa, “Nós acreditamos que conscientizando os alunos agora, eles levarão esse hábito para a vida adulta e vão também falar para os pais ou responsáveis, a importância dos cuidados para prevenir a Dengue”.

A FUMSSAR orienta a população para que faça uso do repelente e realize as medidas de prevenção. Caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, a orientação é para procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).