Mais de 1.800 doses foram aplicadas no Mutirão de Vacinação da FUMSSAR

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou no último sábado (28), um mutirão de vacinação. Ao todo, foram aplicadas 1.807 doses, das 08h às 14h. Dessas, 1.203 aplicações foram da vacina contra a Gripe (Influenza) e 351 da Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, para os grupos prioritários. Na Central de Vacinas da FUMSSAR, 253 doses foram aplicadas contra a COVID-19.

As pessoas que ainda não realizaram a imunização da Influenza e/ou da Tríplice Viral e que fazem parte dos grupos prioritários podem ainda nesta semana, realizar a aplicação. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo vai até o dia 03 de junho, sexta-feira. A imunização pode ser realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. O atendimento acontece por ordem de chegada. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das doses. Dessa forma, as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destacou a importância da imunização para a população, “O objetivo da vacinação é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e interromper a circulação do sarampo, evitando complicações graves das doenças”.

Podem se vacinar contra a gripe: trabalhadores da saúde, adultos a partir dos 55 anos, crianças de 06 meses até 09 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente e comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A imunização contra o Sarampo pode ser realizada para crianças com idades entre 06 meses e menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias) e para os profissionais de saúde com esquema incompleto, aqueles que ainda não possuem as duas doses da vacina Tríplice Viral.