FUMSSAR disponibiliza o tratamento com Ozonioterapia pelas PICS

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa oferece gratuitamente para a população, o serviço das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Na manhã desta quarta-feira (25), foi realizado o lançamento de mais um tratamento, a Ozonioterapia. A prática consiste na administração do ozônio medicinal no organismo, garantindo efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antissépticos. Há, ainda, o fortalecimento do sistema imunológico e de uma melhor oxigenação dos tecidos. Regulamentada pelo Conselho Federal de Biomedicina em junho de 2020, por meio da Resolução Nº 321, é uma das terapias que integram as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde oferecidas pelo SUS.

O tratamento com ozônio é indicado principalmente para doenças e incômodos crônicos, a exemplo de artrite reumatoide e fibromialgia, também auxilia na cicatrização deficiente e nas dores corporais. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, foi um dos criadores do projeto para a implementação do Centro de Práticas Integrativas em Santa Rosa, “Este espaço foi pensado para oferecer para a nossa população tudo o que há de melhor e mais moderno nos tratamentos das doenças. Podemos ir além do tratamento tradicional e oferecer um serviço completo que estimule habilidades e o bem-estar dos nossos usuários. Estou muito contente com mais esta terapia que agora faz parte das PICS e que vai melhorar a vida de muitas pessoas”.

Atualmente em Santa Rosa, são realizadas 17 atividades nas salas das PICS: Homeopatia; Reiki; Terapia Floral; Pilates; Drenagem Linfática; Bandagem; Cromoterapia; Auriculoterapia; Dança Circular; Quiropraxia; Alongamento; Reforço Muscular; Massoterapia; Automassagem; Constelação Familiar; Meditação e agora também, a Ozonioterapia. Todas essas modalidades são coordenadas por uma equipe multiprofissional que conforme suas especialidades orientam as sessões. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich destacou a importância das práticas para o município, “Estamos muito orgulhosos de implementar mais esse serviço para a população de Santa Rosa. Nosso objetivo enquanto gestão, é servir cada vez melhor a comunidade e proporcionar serviços que tragam mais qualidade de vida para as pessoas”.

A porta de entrada para ser atendido no Centro de Práticas Integrativas e Complementares é a Unidade Básica de Saúde. O usuário do SUS vai até a UBS e recebe a avaliação de um profissional de saúde que encaminha o paciente para as PICS. É importante destacar que as Práticas Integrativas e Complementares não descartam o atendimento médico, os exames e os medicamentos, elas complementam o tratamento. O Centro das PICS funciona de segunda a sexta-feira e fica localizado junto ao CEREST e a Farmácia Municipal da FUMSSAR.