INFORMATIVO

INFLUENZA:
Grupos prioritários podem se vacinar contra a Gripe

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (gripe) vai até o dia 03 de junho. A imunização pode ser realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. Podem se vacinar: Idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 06 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente e comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A aplicação não precisa ser agendada previamente, o atendimento ocorre por ordem de chegada. A FUMSSAR informa também, que caso o cidadão tenha positivado para COVID-19 nos últimos dias, deve aguardar a melhora do quadro clínico para realizar a vacinação contra a gripe. Todos que forem se vacinar, precisam levar documento com foto ou certidão de nascimento e a caderneta de vacinação.

COVID-19:
Segunda Dose de Reforço começa a ser aplicada para idosos a partir dos 70 anos

A FUMSSAR informa que a partir desta segunda-feira (09), a segunda dose de Reforço (DR2), passa a ser aplicada em idosos a partir dos 70 anos. A nova aplicação é recomendada quatro meses após a primeira dose de reforço. Caso o idoso estiver com alguma outra dose em atraso, deve primeiro completar o esquema (primário ou reforço), dentro dos prazos estabelecidos. A quarta dose vai ser aplicada na Central de Vacinas. A vacinação contra a COVID-19 na Central de Vacinas é realizada no turno da tarde. O atendimento acontece das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.

DENGUE:

No período epidemiológico registrado do início do ano, até esta segunda-feira (09), Santa Rosa teve 1.937 notificações do vírus, sendo 709 casos confirmados e 1.197 em investigação. Das confirmações, 705 casos são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 04 importados (contraídos fora do município). A FUMSSAR segue realizando ações de prevenção no combate à Dengue e orienta a população para que faça uso do repelente. Caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).