INFORMATIVO

INFLUENZA:
Novos grupos prioritários podem se vacinar contra a Gripe

Iniciou nesta segunda-feira (02), a segunda fase da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (gripe). A imunização pode ser realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Podem se vacinar: gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente e comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), que faziam parte do grupo prioritário da primeira fase, também podem realizar a vacinação.

A aplicação não precisa ser agendada previamente, o atendimento ocorre por ordem de chegada. A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (gripe) vai até o dia 03 de junho. A FUMSSAR informa também, que caso o cidadão tenha positivado para COVID-19 nos últimos dias, deve aguardar a melhora do quadro clínico para realizar a vacinação contra a gripe. Todos que forem se vacinar, precisam levar documento com foto ou certidão de nascimento e a caderneta de vacinação.

COVID-19:
Mudança no horário da Central de Vacinas – COVID-19

A FUMSSAR informa que a partir da terça-feira (03), a vacinação contra a COVID-19 na Central de Vacinas vai acontecer somente no turno da tarde. O atendimento vai ser realizado das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.

A primeira dose está disponível a partir dos 05 anos. A segunda dose, (D2) de Coronavac é realizada após 28 dias da primeira dose. Astrazeneca e Pfizer, após oito semanas da primeira aplicação. As doses de reforço (DR/D3) são realizadas para pessoas acima de 18 anos que fizeram a segunda dose há 04 meses. No caso do imunizante da Janssen, a Dose de Reforço é realizada com um intervalo de 2 a 6 meses após a primeira dose. Para realizar a imunização, é necessário levar documento com foto, CPF ou Certidão de Nascimento, cartão SUS e a caderneta de vacinação. As crianças e jovens, dos 05 aos 15 anos, precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal.

A Central de Vacinas da FUMSSAR fica localizada na Rua Dr. Francisco Timm, 480 – centro, no subsolo (entrada pela lateral). Para realizar a imunização, não é necessário realizar agendamento. O atendimento acontece por ordem de chegada.

DENGUE:

No período epidemiológico registrado do início do ano, até esta segunda-feira (02), Santa Rosa teve 1.751 notificações do vírus, sendo 522 casos confirmados e 1.200 em investigação. Das confirmações, 518 casos são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 04 importados (contraídos fora do município).

A FUMSSAR orienta a população para que faça uso do repelente e reforça que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).