FUMSSAR realiza 2.500 testes para COVID-19 em duas semanas

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa tem realizado uma ampla testagem da COVID-19. Com o significante aumento dos casos na região, foi necessário oferecer mais locais e horários para a população com sintomas realizar o teste. Em média, são 208 testes por dia, entre Sentinela, Unidades Básicas de Saúde e demais pontos de testagem. Desde o início do ano, de 03 a 18 de janeiro, foram realizados 2.500 testes, de segunda a sexta-feira. Na terça-feira (18), a Fundação realizou 402 testagens, destas 235 foram positivas para a COVID-19.

Devido o significativo aumento na procura por testes, a FUMSSAR informa que não está mais realizando o agendamento de horários para essa semana, pois está aguardando a chega de novos testes. A Fundação realizou, no início de janeiro, uma compra e aguarda o recebimento dos produtos. Além disso, também deve chegar uma nova remessa de testes do Estado. Em função disso, os atendimentos estão limitados. É importante lembrar que os locais particulares que realizam a testagem, também orientam a população quanto aos cuidados e sintomas e fornecem o termo de isolamento para a pessoa positivada.

O presidente da Fundação, Délcio Stefan destaca a importância da prevenção nesse momento, “Estamos em um período de alta transmissibilidade do vírus da COVID-19, por isso a importância de mantermos as medidas de prevenção e de realizar a vacinação, pois podemos observar que pessoas vacinadas, possuem menor incidência de internação e sintomas mais leves”. A FUMSSAR reforça para que sejam mantidos os protocolos de prevenção: manter o constante uso da máscara; realizar a higienização das mãos com frequência e manter o distanciamento social, evitando aglomerações. Ao observar sintomas moderados, o paciente pode entrar em contato com a unidade básica de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).