Saúde da Mulher é destaque na UBS Beatriz – Oliveira

Atenção integral para a saúde da mulher é destaque na Unidade Básica de Saúde da Beatriz – Oliveira. A UBS oferece para as mulheres, em todos os ciclos da vida, diversos serviços, tratamentos e exames que são disponibilizados gratuitamente através do SUS. Tradicionalmente, a prioridade nos atendimentos para a saúde da mulher, no Brasil, tem sido o cuidado no campo da saúde reprodutiva, com foco na atenção ao pré-natal e parto. Porém, é importante destacar outros cuidados, como a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos só em 2020. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões. Uma das formas de diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia, um exame capaz de identificar lesões nos estágios iniciais. A UBS Beatriz – Oliveira realiza a mamografia em mulheres a partir dos 50 anos de idade. Até o final de setembro foram realizadas 210 mamografias na unidade. O exame é recomendado pelo Ministério da Saúde e feito a cada dois anos.

A agente comunitária de saúde, Tânia Marísia Bosembecker, 57 anos, usuária dos serviços da UBS Beatriz – Oliveira destacou a importância desse cuidado para a saúde da mulher, “Desde os meus 50 anos, realizo minhas mamografias de rotina, todas sempre apresentaram resultados normais, até que em março de 2018, através de uma mamografia feita na UBS, descobri que estava com câncer de mama. Após o resultado do exame, o ginecologista indicou realizar uma ecografia mamária, que levou a uma biópsia, onde foi confirmado o diagnóstico de câncer de mama. Passei por uma cirurgia, 26 sessões de quimioterapia e 32 sessões de radioterapia. Sou muito grata a toda equipe da UBS Beatriz – Oliveira que sempre me atendeu muito bem, inclusive recebi suporte psicológico da UBS”. O diagnóstico precoce aumenta as chances do tratamento dar certo e a possibilidade de uma melhor recuperação.

Durante todo o período de pandemia, os atendimentos relacionados à saúde da mulher foram realizados normalmente pelas Unidades Básicas de Saúde. Para a coordenadora da UBS Beatriz – Oliveira, Maria Benilde Scherer, a missão da UBS é oferecer prevenção e promoção de saúde para as famílias, como também para as mulheres em todas as fases de vida, “Estamos na unidade sempre dispostos a atender as mulheres da nossa cidade, seja através das consultas, ou na realização dos exames de mamografia para que a usuária possa fazer seus exames de rotina e manter sua saúde em dia, garantindo uma detecção precoce na eventualidade de alguma complicação, oportunizando uma maior qualidade de vida para essa mulher”.

A UBS Beatriz – Oliveira abrange as vilas Beatriz, Oliveira, Santos, Bancários, Meinertz, Loteamento Vargas e KM3 parcial, com aproximadamente 5.000 habitantes. A unidade fica localizada na Rua Uruguai, 429, Vila Oliveira – Santa Rosa. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os telefones para contato são: (55) 3513-5169 | 99632-1371.