Santa Rosa recebe novas doses para vacinação contra a COVID-19

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa informa que recebeu semana passada, da Secretaria de Saúde do RS (SES), uma nova remessa de doses para vacinação contra a COVID-19. Foram destinadas 506 doses para Dose Um (D1) e 1.758 para Dose Dois (D2). Além disso, a SES autorizou os municípios a iniciar a dose de reforço nos moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) maiores de 60 anos. Santa Rosa recebeu nesta última remessa, 216 doses para aplicar nesse público.

Os idosos dos ILPIs irão receber esta dose de reforço a partir dessa semana. Todos maiores de 60 anos, residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos que já completaram o esquema vacinal básico (duas doses ou dose única, dependendo da fabricante) há, no mínimo, seis meses poderão receber o reforço. A dose extra para idosos foi recomendada pelo Ministério da Saúde. Esse público foi escolhido para ser priorizado agora por ser o mais vulnerável às consequências da doença e por morarem em um local de mais fácil disseminação do vírus. Para os demais grupos e faixas etárias, a vacinação de primeira dose (D1), segue acontecendo para pessoas a partir dos 18 anos. As aplicações das segundas doses (D2) podem ser agendadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, conforme a data informada na caderneta de vacinação.

A aplicação das doses está sendo feita em todas as UBS’s, até terminarem os estoques. O atendimento é mediante agendamento prévio por telefone ou presencial, ou conforme o gerenciamento de cada UBS. Até o momento, já foram realizadas 88.148 vacinas. Do total, 54.374 foram de D1 (Primeira Dose), essa quantidade corresponde a 74% da população vacinada, 31.514 de D2 (Segunda Dose) e 2.260 de D.U (Dose única), sendo assim temos 33.774 pessoas com a imunização completa, 46% dos santa-rosenses. Os moradores de Santa Rosa que forem se vacinar precisam levar documento com foto, CPF, cartão SUS e caderneta de vacinação.