Unidade Sentinela: uma estratégia de enfrentamento ao COVID-19

Equipe da Unidade Sentinela Cruzeiro: à esquerda: Médica Lilian Bamberg (Clínica Geral), no centro: a Enfermeira Natazia dos Santos e à direita a Técnica de Enfermagem Francieli Schnepfleitner

A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde criou Unidades Sentinelas, desde o início da pandemia. A intenção foi centralizar nesses postos o atendimento especial para pessoas com sintomas respiratórios e gripais. Santa Rosa contou com Unidade na Agrícola, Centro e Cruzeiro. A partir das últimas semanas, em função da redução da demanda, a Unidade da Agrícola não está mais atendendo como sentinela. As pessoas que tiverem sintomas podem buscar auxílio na Unidade do Centro e Cruzeiro.
As Sentinelas atendem todas as faixas etárias. Nelas, são realizadas consultas, diagnósticos e testes de COVID, além do acompanhamento do paciente e da medicação.
Para Délcio Stefan, presidente da FUMSSAR, “Essa foi uma importante ação que estamos desenvolvendo no enfrentamento do covid. Com essas Unidades conseguimos oferecer um atendimento diferenciado para nossa comunidade”.
O paciente ao chegar na unidade, preenche um formulário com seus dados pessoais e informa quais são os sintomas. Após, o mesmo é encaminhado para o setor de triagem, onde a técnica de enfermagem verifica os sinais vitais e se necessário encaminha para a consulta médica e/ou para realização do teste.
A médica Clínica Geral, Lilian Bamberg que atua na unidade sentinela falou sobre a importância desse serviço e também de como eles foram avançando nas melhorias dos atendimentos. Hoje a Unidade Sentinela disponibiliza vários tipos de testes para o COVID, inclusive o teste de Antígeno que é o teste rápido, onde o paciente descobre o resultado em apenas 05 minutos, “Eu que estou trabalhando aqui desde maio do ano passado pude acompanhar as diferentes etapas da pandemia, e no início deste ano, com a introdução do teste rápido adquirido pela prefeitura. Vimos que pra nós e para as próprias pessoas que vinham até aqui, facilitou muito, o fluxo, o diagnóstico muito mais rápido, fazendo com que as pessoas com o resultado em mãos, já conseguissem tomar as medidas necessárias”, destaca Lilian.
De maio/2020 até o final de março/2021 já foram realizados 11.345 atendimentos na Unidade Sentinela de Cruzeiro.
As pessoas só devem procurar essas unidades se estiverem com sintomas respiratórios e gripais tais como: Dor de Garganta, Tosse, Dor de Cabeça, Febre, Fadiga, Coriza e Espirros ou ainda sintomas relacionados ao COVID, como: Diarreia, Perda de paladar ou olfato, Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. As outras Unidades Básicas de Saúde estão atendendo demais doenças.