FUMSSAR vai realizar exames de HIV, Sífilis e Hepatites no dia 4. Resultado sai na hora

No dia 4 de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, estará realizando na Praça da Bandeira, das 8 às 11 horas, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. As atividades de testagem, fazem parte do Dezembro Vermelho, que é o mês dedicado aos portadores de HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis. Os resultados serão entregues na hora ao paciente que realizar seu teste.

Em Santa Rosa, a FUMSSAR é responsável por todo monitoramento e atendimento às pessoas com Aids, atendendo atualmente, 336 pessoas neste ano de 2020. Em 2019, foram diagnosticadas com a doença, 27 pessoas, sendo 15 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Já em 2020, são até o momento 14 novos casos, sendo 3 em mulheres e 11 e homens.

Segundo informações do SAE (Sistematização da Assistência a Enfermagem), responsável pelo acompanhamento dos doentes, a faixa etária predominante em 2019 foi dos 20 a 29 anos e dos 50 aos 59 anos, que tiveram 8 casos cada. Já neste ano, o maior número de casos está concentrado na faixa dos 20 aos 29, seguido dos 30 aos 39 anos de idade em Santa Rosa.

Segundo Fabiane Vorpagel, Coordenadora do Centro de Especialidades, normalmente os pacientes são encaminhados pelas UBS para dar seguimento ao tratamento especializado.  “O procedimento é realizar mais um exame confirmatório. A partir de então a pessoa é acompanhada por uma enfermeira e faz exames periódicos. Temos uma médica que atende a cada 14 dias e cuida destes pacientes”, explica.

A FUMSSAR também acompanha crianças expostas ao HIV (filho de mãe soropositivo), até os 2 anos de idade e gestantes, onde a medicação para estes pacientes é fornecida através da Assistência Farmacêutica da FUMSSAR.

Januário Vargas, Diretor da Rede Complementar de Saúde, destaca que a Rede Complementar, não está apenas engajada no combate ao Covid. “Nas demais ações de conscientização e acompanhamento, no fornecimento de medicamentos, a FUMSSAR segue  trabalhando. Assim, mantemos o controle das pessoas que precisam de atendimento contínuo, dando toda assistência”, destaca.  Já o Presidente da FUMSSAR, Delcio Stefan, destaca a importância da realização de testes rápidos de HIV nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Rosa, uma vez que  quanto mais cedo diagnosticada a doença, mas rápido se inicia o tratamento para que o paciente possa ter uma vida normal.

As atividades também foram realizadas no dia 1º, pelo SAE, com o apoio da Residência Multiprofissional da FUMSSAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *