Fumssar trabalha no controle e monitoramento para reduzir índices de internação por Covid

Mesmo que nos últimos dias os casos de Coronavírus em Santa Rosa tem aumentando, as estatísticas que analisam a gravidade dos casos, baseadas em resultados há cada semana, mostram que os índices de necessidade de internação e a taxa de mortalidade estão cada vez mais baixos.

Este resultado importante, se deve ao intenso trabalho que a equipe da Fundação Municipal da Saúde tem feito desde o início da Pandemia, ainda em março e que segue até agora, sem perder o foco.  Segundo a Diretora de Atenção Primária em Saúde, Alice Klein Hörferber, a FUMSSAR continua trabalhando firme na equipe de monitoramento, buscando reduzir cada vez mais a incidência de internação dos pacientes. “Desde março, estamos usando estratégias, ode é feito um planejamento muito bem elaborado juntamente com as equipes técnicas para alcançar estes resultados.  Eles são alcançados através da identificação, isolamento e monitoramento dos pacientes, onde as equipes mantém contato há cada 24 horas, monitorando sinais e sintomas e a qualquer sinal de gravidade, são enviados para avaliação médica de forma imediata tanto nas unidades Sentinela, quanto Unidade Covid. Esse cuidado faz parte de um conjunto de ações, que reduzem o índice de internação”, comenta.

O último boletim semanal completo, baseado no Calendário Epidemiológico da Semana 43, mostra que Santa Rosa tem 92% dos pacientes recuperados, enquanto esse número há quatro meses atrás, ou seja, em julho, era de 84,5%.  Outro dado interessante, é que apenas 6,6% tiveram necessidade de internação, enquanto em julho, esse percentual era de 15,5.

“A taxa de mortalidade também é importante mencionar, já que antes era de 4,4% e agora estamos com 1,1%. Dentro do contexto, estes números nos mostram um cenário favorável quanto as necessidades de internação no município. Não temos tido aumento destes percentuais e sim diminuição boletim após boletim, porém não podemos ficar tranquilos porque a nossa taxa da disseminação da doença ainda está alta, conforme mostra o boletim diário, que tem novos casos a cada dia”, frisa Alice.

Mesmo os números sendo favoráveis, a Diretora destaca que o trabalho de acompanhamento e fiscalização não vai dar trégua, para assegurar que estes números caiam anda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *