Novas doses da vacina Pentavalente estarão disponíveis na próxima semana em Santa Rosa

Desde o mês de outubro do ano passado havia falta da vacina Pentavalente em quase todo o Brasil, por questões técnicas no controle de qualidade  de lotes reprovados pela ANVISA.

Na semana passada o Ministério da Saúde anunciou o envio de novos lotes para os estados para que sejam distribuídos aos municípios. Em Santa Rosa por questões logísticas a previsão é de que estes novos lotes estejam disponíveis na próxima terça –feira (21) em toda a rede de atenção primária do município. As vacinas serão distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde aos municípios para que sejam disponibilizadas nas unidades Básicas de Saúde.

Segundo a Enfermeira Katia Kaffka dos Reis técnica da FUMSSAR, em Santa Rosa não houve uma falta total de doses neste período, mas que algumas unidades já não dispunham mais da vacina. A Pentavalente imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, além de combater uma bactéria que causa problemas respiratórios. As crianças têm que tomar as doses aos dois, quatro e seis meses.

A orientação da FUMSSAR é de que as pessoas dirijam-se a UBS de referência levando junto a carteira de vacinação das crianças para que sejam atualizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *