Dia 14 de Novembro: “Dia Mundial do Diabetes”

imagem Google

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.(Fonte Ministério da Saúde).

O Município de Santa Rosa mantém em sua rede de atendimento profissionais capacitados para atender e orientar sobre a doença e suas complicações. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde e buscar orientações e realizar testes e exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *