Profissionais do Hospital Moinhos de Vento realizaram visita técnica no programa Teleoftalmo de Santa Rosa

Na semana passada técnicos do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, realizaram visita técnica no serviço de Teleoftalmo que é prestado pela FUMSSAR. O Projeto é desenvolvido em parceria  com Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeituras municipais e o TelessaúdeRS-UFRGS, a ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

         Em Santa Rosa o serviço é ofertado  aos usuários do Sistema Público por uma equipe de servidores capacitados, que prestam os atendimentos que são encaminhados pelas UBSs. O exame é realizado remotamente pelos oftalmologistas do projeto, com apoio presencial da equipe de enfermagem. O laudo é enviado pela Plataforma de Telessaúde/MS para o médico solicitante com recomendações de conduta. Diante da necessidade de lentes corretivas, os óculos serão fornecidos sem custo ao paciente, confeccionados por ótica contratada pelo projeto.

         O enfermeiro Marcio Santana, que é o coordenador dos Pontos de Coleta do Programa Teleoftalmo,   avaliando a visita técnica ressaltou que a FUMSSAR está prestando os serviços com excelência dentro dos protocolos estabelecidos, mantendo um padrão de atendimento. Marcio destacou ainda que o município oferta os insumos necessários para o atendimento dos usuários do SUS, e também há um envolvimento de toda a equipe técnica nos atendimentos.

         O Presidente da FUMSSAR avaliou a visita como positiva, pois vem reafirmar o compromisso da Gestão Municipal que busca tem como regra principal atendimentos de qualidade sempre buscando aprimorar e ofertar mais serviços. O Presidente destacou que desde a implantação o projeto vem produzindo resultados positivos e satisfatórios aos usuários  na parceria firmada com o Hospital Moinhos de Vento e a Fundação. O Teleoftalmo atende cerca de 12 pacientes por turno diariamente e tem contribuído muito para a redução de filas na especialidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *