Projeto de melhoria na Farmácia Municipal e Distrital reduz problema de receita ilegível

      A aproximadamente 3 meses, iniciou-se um projeto de melhoria nos processos de trabalho na Farmácia Municipal da FUMSSAR.  O objetivo principal deste projeto era buscar e evidenciar melhorias, criando um ambiente de trabalho mais humanizado, reduzir o tempo de espera no atendimento, evitar retrabalhos e deslocamentos desnecessários para os usuários e também garantir a segurança na dispensação dos medicamentos.  

No decorrer deste período, entre várias ações implantadas, destacam-se a padronização dos processos, alteração de layout, organização do fluxo de trabalho das estagiárias, aquisição de equipamentos e a elaboração da portaria que define claramente a forma de prescrição e dispensação de medicamentos, conforme a legislação.

                  Segundo o Diretor de Gestão Estratégica, Ademir Rosa, o trabalho está em pleno andamento e os resultados já estão aparecendo. “Conseguimos reduzir o tempo médio de espera em mais de 30%, reduzimos em 50% os usuários que necessitavam voltar ao local da prescrição, pela receita ilegível. Isso nos faz acreditar e por isso agradecemos aos profissionais médicos tanto da FUMSSAR e do Hospital, quanto aos demais, pela compreensão e atendimento da nossa solicitação. Também implementamos a dupla checagem para garantir a segurança do usuário”.

                   Por fim, o Diretor Ademir diz que o projeto tem várias ações que ainda estão em andamento e que em breve terá novidades no funcionamento deste setor, pois foi concluído o estudo de viabilidade para a ampliação do horário de atendimento com abertura da farmácia durante o período do meio dia, sendo das 11:30 às 13:30 horas. Nos próximos dias será divulgado a data do início da ampliação de horários, conforme solicitado a alguns meses atrás pelo então Presidente Anderson Mantei e reforçado pelo Conselho Municipal de Saúde , pelo atual Presidente Délcio Stefan, buscando sempre humanizar os atendimentos ao cidadão conforme o que preconiza as ações do atual  governo municipal de Santa Rosa.

“Estou muito feliz e entusiasmado com os resultados alcançados até o momento, pois temos uma equipe empenhada e comprometida na farmácia e contamos com apoio e o entendimento dos usuários. Estamos avaliando a possibilidade de implantar 1ou 2 caixas exclusivos para entregas de medicamentos que são de aquisição do município, pois estes são mais rápidos e correspondem a 70% da demanda e, assim iremos reduzir ainda mais o tempo médio de espera”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *