Segurança do paciente na atenção básica em Santa Rosa.

A FUMSSAR avalia a cultura de segurança do paciente entre os trabalhadores das equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde, a partir da aplicação do instrumento “MEDICAL OFFICE SURVEY ON PATIENT SAFETY CULTURE” ( MOSPSC) Traduzido para o Brasil como: Pesquisa Sobre Cultura de Segurança do Paciente Para Atenção Primária em Saúde, sendo aplicada pela Enfermeira Mestra em Atenção Integral a Saúde Sandra Dal Pai. A pesquisa foi  inédita no Brasil e a  FUMSSAR  foi pioneira na avaliação.

O questionário avaliou dimensões que envolvem questões sobre segurança do paciente e qualidade como; acesso ao cuidado, identificação do paciente, prontuários, equipamentos, medicamentos, exames, a troca de informação como outros setores, trabalho em equipe, comunicação aberta e  o seguimento da assistência ao paciente, foram considerados claramente positivos com a nota máxima de avaliação. A percepção pressão e ritmo de trabalho foram à única dimensão que foi considerada baixa (< 3), está justifica-se pela alta procura dos usuários aos serviços da Atenção Básica do município de Santa Rosa.

O resultado mostrou que a cultura de segurança do paciente esta consolidada entre os trabalhadores do serviço. Segundo a Diretora de Gestão a Atenção Primaria á Saúde Alice Klein, As organizações de saúde que possuem cultura positiva impulsionam a aprendizagem organizacional a partir da ocorrência de incidentes. O fortalecimento da cultura  se dá a partir do envolvimento dos profissionais, no sentido de potencializar as discussões sobre erros e aprendizado coletivo com vistas ao cuidado seguro.

Segundo o presidente da FUMSSAR, Delcio Stefan este resultado é fruto  do comprometimento dos servidores com o trabalho qualificado que vem sendo ofertado aos usuários do Sistema Único de Saúde de Santa Rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *