FUMSSAR implementa Programa “ Linha de Cuidado ao Idoso”

Com o objetivo de realizar ações relacionadas à saúde dos idosos residentes no município, para prolongar o estado de capacidade funcional desta categoria de usuários a FUMSSAR está implementando o Programa “Linha de Cuidado ao Idoso”.

            O programa prevê um envolvimento de diversos profissionais de todas as Unidades Básicas e da rede de atendimento da saúde do Município. Num primeiro passo a rede pretende realizar um levantamento de todos os usuários que tenham a partir  dos  60 anos, tendo quantificação de estado geral de saúde e qualidade de vida.

      Segundo a Diretora de atenção primária da FUMSSAR Alice Klein, na fase inicial será de conhecimento dos dados demográficos e epidemiológicos desta população; Compreender a competência da APS na atenção à saúde dos Idosos e implantando a “Caderneta do Idoso”, onde será realizada uma estratificação de risco de cada um elaborando um plano de cuidado para idosos frágeis.

            Alice destacou ainda que Avaliar a saúde do idoso o resultado esperado e que o idoso tenha uma vida saudável capaz de funcionar sozinho, de forma independente e autônoma. Segundo ela serão adotadas medidas da capacidade de realização das aspirações e da satisfação de necessidade e não simplesmente a ausência de doenças. “Queremos com o programa visar um atendimento, um planejamento e o cuidado mais específico de todos os idosos do município. Frisou a diretora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *