Cai o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Santa Rosa

Na semana passada o setor de Vigilância da FUMSSAR  concluiu o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti  LIRAa. O levantamento apontou o índice de 1.6% de infestação pelo mosquito no município. O último levantamento foi realizado em março registrando 5.35, o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é 1 %.

O presidente da FUMSSAR Anderson Mantei frisou que a queda de infestação deve-se as ações mais intensas realizadas pelos agentes de endemias e de saúde quanto aos cuidados e ações da comunidade. Anderson ressaltou que foram realizados mutirões nas áreas de atuação dos agentes envolvendo todas as Unidades Básicas de Saúde com recolhimento de pneus velhos e outros objetos que possam acumular água e transformar-se em possíveis criadouros do inseto.

As equipes também realizam ações educativas em diversos educandários, levando orientações e solicitam que os alunos sejam agentes multiplicadores das informações, quanto aos cuidados com o vetor.

Mantei  destaca que mesmo com a queda do índice a comunidade e os entes envolvidos não devem se descuidar para que se possa manter buscando a inda mais a diminuição dos focos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *